ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

O que é criptomoeda e por quê devo investir?

24/1/2022 - Ribeirão Preto - SP

 

Criptomoeda é um tipo de dinheiro que é bastante semelhante com outras moedas que fazem parte da nossa rotina. 

 

Uma das principais diferenças da criptomoeda em relação aos outros modelos é que ela atua de forma digital. É importante destacar ainda que ela não é emitida por nenhum governo, diferente do que ocorre com o real ou com o dólar. 

 

Ao contrário do que muita gente imagina, a criptomoeda pode funcionar sem problemas. Fernando Ulrich, autor do livro Bitcoin: A moeda na era digital: faz uma analogia para explicar essa nova realidade. “O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro”. 

 

Em um passado não muito distante, as pessoas utilizam os correios para encaminhar uma mensagem para um parente ou amigo que estivesse localizado em qualquer lugar do mundo. 

 

Naquele período, era necessário um intermediário para entregar o documento. Uma prática bastante burocrática e lenta para quem já está acostumado a viver em um mundo tecnológico, onde a informação é compartilhada com praticidade e agilidade. 

 

A mesma dinâmica que ocorre no e-mail parece com as moedas virtuais. “Com o Bitcoin você pode transferir fundos de A para B em qualquer parte do mundo sem jamais precisar confiar em um terceiro para essa simples tarefa”, explica Ulrich no livro.

 

Apesar do bitcoin ser a moeda digital mais popular, a definição de criptomoeda é anterior a ele. 

 

De acordo com a página Bitcoin.org, desenvolvida pela comunidade que está relacionado ao Bitcoin, as criptomoedas foram registradas inicialmente em 1988 por Wei Dai. Foi sugerido utilizar a criptografia para monitorar a emissão e as transações executadas com um novo formato de dinheiro. 

Por que investir em criptomoeda? 

A partir de agora, mostraremos diversos motivos pelos quais você deve investir em criptomoeda. 

Liberdade de pagamento

Uma das principais vantagens das criptomoedas é a possibilidade de enviar ou receber qualquer quantia, instantaneamente, em qualquer região do mundo. 

Taxas baixas 

Em grande parte dos casos, os pagamentos efetuados com moedas digitais têm taxas baixas ou até isenção de tarifas. Pode ter custos caso os usuários pretendam receber uma confirmação com mais agilidade das transações pelo sistema. 

 

Para se ter uma ideia, no comércio em geral, há serviços que utilizam os Bitcoins como base e tanto o processamento das vendas quanto a transferências de valores são efetuados todos os dias e com tarifas baixas do que as opções tradicionais, entre as quais: PayPal ou redes de cartão de crédito.

Segurança 

Outro ponto positivo das criptomoedas é que os pagamentos podem ser efetuados sem veicular dados pessoais do usuário à transações. Dessa forma, as suas informações são protegidas contra os crimes virtuais, como o furto de identidade. 

 

A segurança também é reforçada porque o dinheiro é protegido com cópias de segurança e criptografia. 

Transparência 

Todos os dados da oferta de unidades de Bitcoin estão disponíveis na blockchain gratuitamente, para qualquer usuário. 

 

O protocolo da moeda digital não é controlado ou manipulado por nenhuma organização, uma vez que ele é criptografado. Diante desse cenário, o núcleo do Bitcoin contém três características bastante importantes: neutralidade, transparência e previsibilidade. 

 

Em entrevista à Folha de São Paulo, Tasso Lago, especialista em criptomoedas e fundador da consultoria Financial Move, destaca que a moeda digital é um caminho sem volta. 

 

“Estamos vendo o mercado se abrindo para criptoativos. Antes, as pessoas tinham medo, o que é normal, era desconhecido. Agora, não dá mais para ignorar esse mercado, tem muita gente investindo e grandes instituições à frente. Os investidores já se questionam: se é golpe, como está na Bolsa”, explica. 

 

Após descobrir o que é criptomoeda e por quê devo investir, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações importantes para o seu bolso e para os seus investimentos. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp