ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Otimização SEO para e-commerce: dicas

24/1/2022 - Ribeirão Preto - SP

Fazer o desenvolvimento de e-commerce, assim como outros tipos de sites, é algo que vai exigir muita dedicação não somente no design, mas também no que diz respeito à otimização SEO. 

 

Se o seu e-commerce não for otimizado para mecanismos de pesquisa, ele não conseguirá obter um bom posicionamento nos resultados de busca, pelo menos não de forma orgânica (não paga).

 

Claro, você pode pagar para aparecer no Google, por exemplo. Basta investir em tráfego pago no Google Ads, o que é muito importante para empresas e que pode gerar muitos resultados. 

 

Porém, o ideal é investir em ambas opções, tanto no tráfego pago quanto no orgânico. Afinal de contas, quanto mais o seu e-commerce aparecer para o seu público-alvo, melhor. 

 

Por mais que o SEO seja tão importante para obter bons resultados na internet, muitas pessoas acabam deixando a estratégia de lado. 

 

Alguns fazem isso porque realmente não querem investir agora no tráfego orgânico — geralmente porque não compreendem a importância dele — ou porque não sabem como fazer isso. 

 

Neste artigo, daremos algumas dicas sobre otimização SEO para e-commerce para você possa se dedicar para conseguir a melhor posição possível no Google. 

 

Boa leitura! 

 

Dicas de otimização SEO para e-commerce

Antes de conferir as dicas que separamos, é importante que saiba que as técnicas de SEO devem ser aplicadas corretamente para que o seu site não seja penalizado. 

 

Isso porque existem algumas técnicas que são consideradas incorretas para o Google. Quando identificadas, o mecanismo de pesquisa pode penalizar o site justamente por tentar "burlar" as regras que eles consideram como corretas. 

 

Dito isso, aqui estão as nossas dicas de otimização SEO para para e-commerce. 

 

1. Otimize páginas de produtos

Quando se trata de SEO, é importante saber que o Google costuma fazer atualizações em seus algoritmos e as técnicas de otimização precisam se adaptar a essas mudanças. 

 

Um dos algoritmos do Google se chama Panda e ele já passou por atualizações. Com isso, práticas de SEO desatualizadas foram descartadas. 

 

As empresas precisam focar em entregar um conteúdo mais relevante para os seus usuários. Quando se trata de e-commerce, grande parte do conteúdo vem das páginas de produtos. 

 

Portanto, é muito importante que essas páginas sejam otimizadas para que o Google entenda que as informações que elas contêm são importantes para os visitantes do site. 

 

A primeira coisa que você deve fazer é incluir ou atualizar as descrições dos produtos. Além de incluir a palavra-chave (nome do produto), também é importante entregar informações relevantes e que realmente vão fazer a pessoa decidir se irá ou não comprar o produto. 

 

Também é muito importante incluir as tags certas e seus títulos devem ser H1 e as legendas devem ser H2. 

 

2. Escolha as palavras-chave certas

Se o seu negócio é relativamente pequeno, seja muito seletivo no momento de escolher as palavras-chave que utilizará. 

 

Por exemplo, se você vende sapatos femininos, não deveria utilizar "sapatos feminino" já que esse é um termo geral muito amplo e competitivo. 

 

Em vez disso, você poderia usar: "tênis feminino para corrida", "sapatilha xadrez rosa" e assim por diante. 

 

Se optar por focar em palavras-chave mais amplas, estará competindo com sites que podem ter uma autoridade de domínio muito maior. 

 

Portanto, segmente as palavras-chave que possuem um tráfego de pesquisa menor. 

 

3. Inclua meta descrição e meta títulos

A meta descrição (meta description) e meta títulos ajudam os mecanismos de pesquisa a entender as informações em páginas de sites. 

 

Ambas opções são limitadas por caracteres e devem ser preenchidas de acordo com boas práticas. No caso de meta títulos, precisam ter de 50 a 60 caracteres e incluir a palavra-chave logo no início. 

 

Já a meta descrição nada mais são do que os textos que aparecem abaixo do título e podem conter cerca de 155 caracteres. 

 

Elas não afetam diretamente o SEO, mas podem impactar nas taxas de cliques (CTR), o que pode indiretamente ajudar na otimização do site. 

 

Quanto mais alto for o CTR, mas os sites podem obter melhores posições nos resultados de pesquisa. 

 

4. Tenha um uma certificação SSL

Ter uma certificação SSL é algo muito importante para qualquer site, principalmente quando se trata de um e-commerce. 

 

Ao ter esse certificado em seu site, significa que ele está seguro e protegido, o que é essencial quando se trata de loja virtual, onde ocorrem transações financeiras.

 

Isso não torna o site mais confiável para os consumidores, mas também para o Google e outros mecanismos de pesquisa. 

 

Quanto mais confiável o seu site for, melhor pode ser a posição que ele conseguirá, justamente por oferecer uma boa experiência ao cliente. 

 

Conclusão

A otimização SEO para e-commerce é extremamente importante para que os clientes consigam encontrar o site nos resultados orgânicos do Google. 

 

Por mais que você possa investir em tráfego pago para atingir seu público-alvo, também é importante que o seu site atraia visitantes organicamente. 

 

Afinal de contas, quanto mais potenciais clientes acessarem o seu e-commerce, maiores serão as chances de conversão de venda.

 

Compartilhe no Whatsapp