ColunistasCOLUNISTAS

Roger Mello

Autor: Roger Mello

Confira as Datas Para o Sisu, ProUni e Fies 2022

25/1/2022 - Ribeirão Preto - SP

Confira as Datas Para o Sisu, ProUni e Fies 2022

 

Com o início do ano de 2022, os candidatos que realizaram as provas do Enem em 2021 começam a se preparar para os principais programas de ingresso em universidades públicas e privadas de todo o país, que utilizam a nota do Enem como parâmetro de seleção. Visando uma boa preparação para estes programas, é fundamental que os alunos conheçam as principais datas dos programas, para que possam participar e concorrer a uma vaga no ensino superior brasileiro. Sendo assim, vamos apresentar a seguir as datas do Sisu, ProUni e Fies do primeiro semestre de 2022, comentando também sobre estes programas importantíssimos.

 

 

Resultados do Enem saem dia 11 de fevereiro

A primeira informação que deve ser dada aos alunos são os resultados do Enem, fundamentais para qualquer aluno que queira participar dos programas citados acima. Sendo assim, é previsto pelo MEC que os resultados sejam liberados no dia 11/02!

Datas do Sisu 2022/1

Partindo agora para os programas que utilizam a nota do Enem como critério de seleção, o primeiro destes programas é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Através do Sisu, alunos que participaram da última edição do Enem e não zeraram a redação podem concorrer a uma bolsa em uma universidade pública brasileira. Atualmente, o Sisu é o maior programa de ingresso de jovens brasileiros em universidades de todo o país, sendo também um dos mais conhecidos pelos alunos. Confira a seguir as principais datas para o Sisu 2022/1:

Datas do ProUni 2022/1

Logo após o Sisu, teremos abertas as inscrições para mais um importantíssimo programa de ingresso em universidades brasileiras, que é o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Através do ProUni, alunos que possuírem média superior a 450 pontos no geral, não zeraram a prova de redação e possuem renda máxima de 3 salários mínimos por pessoa do grupo familiar podem concorrer a uma bolsa de estudos em uma universidade particular do país. As bolsas podem ser integrais (para alunos que cumpram os requisitos acima e possuam renda familiar média inferior a 1,5 salário mínimo) ou parciais, para alunos com renda familiar média inferior a 3 salários mínimos. As datas importantes para este programa estão mostradas a seguir:

Datas do Fies 2022/1

Por fim, temos o terceiro e também importantíssimo programa de ingresso em universidades com a nota do Enem, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com o Fies, alunos de todo o Brasil que participaram do Enem e obtiveram média superior a 450 pontos nas provas objetivas, não zeraram a prova de redação e cumprem os requisitos de renda apresentados anteriormente podem financiar com juros baixíssimos o curso em uma universidade particular. Você pagará o curso somente após a conclusão e, como destacamos, os juros são baixos. As datas do Fies 2022/1 estão apresentadas abaixo:

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais datas para o Sisu, ProUni e Fies do primeiro semestre de 2022, comentando também sobre os critérios de seleção destes programas.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Compartilhe no Whatsapp