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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

3 dicas de unboxing para melhorar o relacionamento com cliente

27/1/2022 - Ribeirão Preto - SP

Com o passar do tempo o comportamento do consumidor vai se modificando, com isso as coisas que mais são valorizadas também mudam, na verdade elas vão se somando.

 

Qualidade e preço justo já não bastam para conquistar o consumidor, especialmente porque atualmente há uma infinidade de opções de escolha para produtos e serviços muito semelhantes entre si e com preços igualmente competitivos.

 

Portanto, para se destacar nesse mar de opções, as empresas devem buscar seu diferencial, e hoje um fator muito valorizado pelos consumidores está relacionado à experiência, quanto mais completa e diferenciada, melhor.

 

É importante entender que a experiência de compra do consumidor já começa no momento em que ele inicia as pesquisas pelo produto, portanto se você vende sapato ou porta de aço é preciso contar com um site fácil de navegar e que seja muito claro e transparente a respeito das informações do produto.

 

Se a experiência de compra começa na pesquisa, o ponto alto dela certamente será o momento do recebimento do produto, também conhecido como unboxing.



O que é unboxing

 

Um termo importado do idioma inglês e faz referência ao remover algo de sua caixa. Portanto, de uma forma prática, é o ato de, ao receber sua encomenda, abrir a caixa e ver o produto adquirido online, como máquinas de solda elétrica, por exemplo.

 

Proporcionar uma experiência de unboxing excepcional para os clientes tornou-se uma estratégia de marketing bastante difundida e, em alguns segmentos de produtos, os consumidores inclusive já esperam que seja algo a mais do que apenas uma caixa simples com o produto dentro.

 

Se você ainda está confuso sobre como transformar o momento do recebimento do produto em uma experiência incrível para seu cliente, confira essas 3 dicas:



EMBALAGENS PERSONALIZADAS

 

As embalagens utilizadas para a entrega fazem parte da experiência, portanto é essencial que elas sejam personalizadas com a identidade visual da marca, dessa forma reforça a imagem da marca e assim que receber, o consumidor já saberá do que se trata.

 

Nesse aspecto é importante prezar pela qualidade da embalagem a ser utilizada, se certificar de que ela seja resistente para os meios de transporte utilizados no processo de entrega, além de garantir que seja compatível com o produto a ser transportado, afinal transportar fios e cabos elétricos é muito diferente de transportar peças de cerâmica.



ACRESCENTE MIMOS

 

Quem não fica feliz em receber além do esperado? Esse é o princípio aqui. Crie um brinde personalizado padrão para todas suas entregas, ou então, envie amostras grátis relacionadas com os produtos comprados. Use da criatividade e surpreenda seus clientes de forma positiva sem gastar muito.



ENVIE UMA MENSAGEM PERSONALIZADA

 

Se sua empresa tem um alto volume de vendas, pode ser uma mensagem padrão, ou então se você ainda está começando e as entregas saem em menor quantidade personalize a mensagem com o nome do cliente.

 

Além disso, é possível mencionar a celebração de datas comemorativas nas mensagens a serem enviadas.

 

Ações como essas fazem o consumidor se sentir especial e prestigiado pela empresa, e sendo sinceros, todo mundo gosta de se sentir assim. Além disso, o relacionamento do cliente com a empresa sai muito fortalecido se ele tiver uma experiência de compra completa e diferenciada.

 

 

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