ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Como escolher o melhor ventilador de teto?

4/2/2022 - Ribeirão Preto - SP

O ventilador de teto traz muito conforto para um ambiente, mas nem sempre é fácil escolher o melhor modelo. Veja agora quais pontos considerar no momento de adquirir o seu!

1) Quantas lâminas (pás) o ventilador de teto deve ter?

Como regra geral, os ventiladores de teto que têm mais lâminas são mais eficientes. Isso porque elas têm influência na temperatura do ar ao seu redor, então o melhor ventilador de teto deve ter pelo menos três pás.

Se você quiser aumentar o número de pás, existem modelos disponíveis que possuem cinco pás cada.

2) Qual deve ser o tamanho do ventilador de teto?

O ventilador de teto deve sempre estar condizente com o tamanho do teto e o espaço onde será colocado. Para uma sala pequena, escolha um equipamento com ao menos 3 lâminas, elas são mais potentes e econômicas.

Para ambientes maiores, prefira aqueles que possuem 5 lâminas para potencializar a refrigeração.

Se a sala tiver janelas grandes ou tetos altos, ventiladores de teto com uma lâmina extra podem ajudar a circular melhor o ar .É indicado que esta lâmina adicional saia lateralmente e não diretamente para cima porque impede correntes de ar, mas não move tanto ar frio como aqueles que descem diretamente.

3) Qual deve ser a voltagem do ventilador de teto?

Os ventiladores de teto estão disponíveis em três voltagens. São elas:

Para que a sua experiência seja positiva, cheque a voltagem do ambiente em que ele será instalado. Vale lembrar que o bivolt pode ser usado em tomadas 127V e 220V sem problemas, mas ao contrário o aparelho pode ser danificado permanentemente.

4) Qual é a rotação ideal do ventilador de teto?

A velocidade mínima de rotação está entre 70 e 90 RPM, mas existem ventiladores de teto com 50 rpm. Além disso, eles funcionam bem em áreas menores ou para pessoas que querem uma brisa suave, mas com o mínimo de ruído possível.

A velocidade máxima de rotação é 200 RPM, ideal para locais amplos e que necessitam de intensidade para ventilar completamente.

5) Como instalar o ventilador de teto corretamente?

Para fazer a instalação da maneira correta, há algumas coisas que você deve saber.

O ventilador de teto pesa cerca de 3 a 10 kg, portanto, tenha alguém para te ajudar a segurá-lo enquanto você o instala.

Antes de prender o ventilador, verifique também se a eletricidade da sua casa está desligada. Se necessário, desligue sua caixa de fusíveis para todos os dispositivos ou apenas dos disjuntores individuais antes de iniciar a tarefa

O ventilador de teto funciona melhor quando instalado a uma altura de 2,5 m a 7 m acima do chão . O teto tem influência sobre a quantidade de brisa que circula pelo ambiente, portanto certifique-se de que sua localização seja clara e de fácil acesso a todas as áreas de sua casa.

Quais são as melhores marcas de ventilador de teto?

Existem diversos modelos e marcas de ventiladores de teto, mas vale dizer que o melhor depende da sua necessidade. Local de instalação, temperatura interna e número de pessoas que circulam no ambiente são fatores que influenciam no desempenho do equipamento.

Sabendo disso, algumas boas marcas disponíveis no mercado atualmente são:

Já sabe como escolher o seu ventilador de teto? Então fique ligado na Black Friday do Shoptime!

 

Compartilhe no Whatsapp