ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

General Netto

6/2/2022 - Ribeirão Preto - SP

     Dos líderes da revolução farroupilha, Bento Gonçalves, David Canabarro, Onofre Pires, Bento Manuel, Giuseppe Garibaldi o único realmente admirável foi Antônio de Souza Netto, general. Em um movimento caracterizado como uma questão de impostos, mesclada com um levante republicano, muita pouca coisa terminou sendo conquistada ou feita. Além disso, as orientações do movimento eram extremamente duvidosas, sendo muito questionável a respeito daquilo que se buscava. Entra no contexto das revoltas regenciais, junto com a balaiada, sabinada e cabanagem. Foi um dos levantes republicanos do período imperial. Foi também a mais longa das revoltas regenciais.

      Cada um dos membros do movimento tem histórias interessantes ou pelo menos relevantes para serem colocadas. Mas o do General Netto é muito boa, pela sua personalidade, suas facetas e pelo que fez durante o período. Foi um dos principais líderes farroupilhas, juntamente com Bento Gonçalves. Tendo se iniciado como uma revolta contra o imposto sobre o preço do charque gaúcho, mais alto do que os do Uruguai e Argentina foram se desdobrando em muitas outras coisas, atingindo mais dimensões. Entre a elite rio-grandense da época, circulavam com uma boa força os ideias da revolução francesa e estava começando a florescer o positivismo. Tinha-se a noção de republicanismo, em oposição à monarquia brasileira da época. O sistema deveria ser abolido nacionalmente ou se criar países republicanos em suas províncias. Os farrapos não foram os primeiros nem os únicos do período a ter a república como ideal. Em época próxima, a sabinada na Bahia buscava a separação do estado, torná-lo republicano. E anteriormente, em 1824, havia acontecido a Confederação do Equador, em Pernambuco, que também buscava república para aquela região.

      Importante também dizer que a maçonaria também bastante parte do movimento, tendo sido um ideal que unia a maioria dos líderes farroupilhas. Quando foi proclamada a república rio-grandense, em 11 de setembro de 1836, pelo general Antônio de Souza Netto, este o fez em uma loja maçônica. Aliava-se o lema de liberdade, igualdade e fraternidade com os ideais maçônicos. Tanto que a bandeira do Rio Grande do Sul possui o lema liberdade, igualdade e humanidade. Participaria ativamente do cerco a Porto Alegre e da tomada de várias cidades. Apenas três países reconheceriam a república como país: Uruguai, Inglaterra e França.

       O general Netto foi alguém que teve orientações bastante particulares durante o levante. Enquanto a maior parte dos líderes possuía ideias ruins, ele tinha boas. Embora houvesse certo discurso abolicionista dos farrapos, nada se concretizou efetivamente. Quando ele terminou, em 1845, havia uma ideia de que um grupo de escravos, os lanceiros negros, que lutaram junto, seria liberto. Estava se escrevendo o tratado do Ponche Verde, que poria fim a república e a revolta. Porém, este ponto desagradou profundamente o império, representado militarmente por Duque de Caxias. Como a escravatura estava entranhada até os ossos no Brasil Império, este negou a alforria, pois poderia incentivar revoltas em outras províncias. Então David Canabarro, que representava os farrapos, armou junto com Caxias um massacre, desarmando os lanceiros e levando a um campo para que fossem mortos a tiros. Foi o massacre de Porongos. Para completar, ao morrer, dois anos depois, Bento Gonçalves iria deixar 50 escravos como parte de sua herança. O general Netto, por sua vez, se indignou com a situação, abolicionista ferrenho que era. Com o fim, foi morar no Uruguai, em uma de suas estâncias. Lá se dedicou a criação de gado. Foi seguido por vários negros que o acompanharam por vontade própria.

          Era descendente, pelo lado materno, de João Ramalho, explorador português que passou boa parte da vida no Brasil, nos primeiros anos de colonização. Ficou famoso por ter se casado com a filha de um cacique e tiver sido aceito pela tribo dos tupiniquins, chegando a ocupar cargo semelhante ao de chefe. No caso de Netto, tinha este aspecto de defender a república e o abolicionismo. Tanto que teve a simpatia dos negros que o seguiram. Para além então das questões ruins de Bento Gonçalves e David Canabarro, consegue-se ver alguém verdadeiramente positivo ali.

         Assim como outros farroupilhas que viveram mais tempo, o general Netto foi incorporado ao exército imperial, assim como Canabarro, por exemplo. Ficou bastante ativo na defesa de interesses brasileiros no Uruguai, antiga província cisplatina, mediando algumas relações entre os países enquanto estancieiro brasileiro no país platino. Voltou a guerra em 1852, na Guerra do Prata, quando o governador da província de Buenos Aires Juan Manuel de Rosas foi deposto, após longo período acumulando poder e governando a Argentina. Posteriormente, participou também da Guerra do Paraguai. Em ambas, nas tropas que conduzia, carregava duas bandeiras. A bandeira do Brasil, a época a do segundo reinado e a bandeira farroupilha, que é atualmente a do Rio Grande do Sul. Pelos ideais republicanos que defendera antes, carregava consigo este símbolo. No fim, sendo ferido a bala na batalha de Tuiuti, uma das mais sangrentas do conflito contra o Paraguai, foi encaminhado para um hospital na cidade de Corrientes, Argentina, onde tinha ocorrido. Mas faleceu deste ferimento em atendimento, em 1866, sendo sepultado por lá. Em 1966, seus restos mortais foram transferidos para Bagé, onde se encontram atualmente em um mausoléu.

     Por tudo que fez, foi certamente uma figura admirável. Pela questão republicana, e a maneira como defendeu e lutou em contextos monárquicos, e o que reconheceu posteriormente nas questões brasileiras. Questão de abolicionismo é mais delicada. Tendo falecido antes do fim da escravidão no Brasil, não conheceu tal realidade. Mas defendeu a abolição e fez algumas ações, conquistando o respeito dos negros. Alguém que, no contexto em que viveu, agiu e fez coisas importantes. Em todas essas histórias, vamos vendo como acontecem. Muito vai acontecendo a partir de como alguns fazem. O general Netto trouxe muitos passos nisso. Republicano e abolicionista em seu jeito. E agiu de várias formas para isto.

      

    

 

Compartilhe no Whatsapp