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Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Descubra por que as pessoas compram para vender mais

17/2/2022 - Ribeirão Preto - SP

Comprar, comprar e comprar.

São informações, ordens, palavras que veem a nossa mente.

mas por que será que compramos? Será que realmente precisamos?

E a resposta foi não. Responda.

Será que conseguimos mesmo controlar-nos, ou somos marionetes nas mãos dos experts.

Saber disso te fará entender, como você decide comprar.

E entendendo o seu processo de compra.

Você poderá direcionar outros ao seu produto ou serviço para vender mais.

Há um problema/situação!

O nível de consciência é um fator muito importante em uma transação, em uma tomada de decisão.

Pois, quem não sabe que está doente, nunca pedirá por ajuda.

Então quando você ou seu cliente  sabe que está com um problema, ou com uma situação, desejo, sonho e precisa de uma decisão. 

Isso muda tudo. 

Pois, te deixa mais propensos a comprar.

Se seu cliente não sabe que está faltando algo de importante na vida dele.

E que esse algo é seu produto/serviço.

Não fará sentido ele procurar, ou se atentar ao seu produto.

Do que me adianta comprar o livro A Sorte Segue a Coragem se não sei para que serve?

Pois, se gosto de lavar meu carro no Lava-jato.

E  você me oferece uma máquina de pressão de água por R$460.

Para mim não faz sentido adquiri-la.

Mas agora imagina, antes de oferecer o produto, você me mostrar que:

Lavando meu carro 1 vez por mês a 50 reais eu gasto R$600,00 por ano.

E esse dinheiro poderia ser economizado e investido em outras áreas da vida.

Agora faz mais sentido oferecer a máquina que me fará economizar R$140 já no primeiro ano.

Então fica nítido que explorar esta questão é importante.

Repare você no momento em que você comprou seu último objeto/serviço se não te levantaram uma questão que invocava a sua razão.

Mostre ao seu cliente, as pessoas, que elas precisam do seu produto. Mas você deve saber para que ele serve.

E explique o porquê ele precisa disso. Como um médico que analisa e mostra que estamos doentes? E depois diz que se não nos tratarmos, talvez morreremos.

Faça isso se tornar uma necessidade na vida dele.

Desejo em necessidade — vender mais!

 

Outro ponto explorado pelos melhores profissionais. É a questão que desejo. 

Pois, quando mostrou quanto de dinheiro você gasta com o lava-jato.

Aquilo que não era nem um desejo, se torna uma necessidade.

Aquilo estava me tomando o meu dinheiro.

Sem dinheiro eu não vivo.

Então economizar é uma questão de vida ou morte.

Pode parecer meio absurdo assim claro e explícito, mas a nossa mente realiza isso em milésimos de segundo de forma automática.

Transforme desejo em necessidade.

Para entender a diferença entre necessidade e desejo, e vender mais recorreremos à pirâmide de Maslow.

Como você pode ver, na base ilustra o que é de mais importante para a manutenção da vida.

E ao topo da pirâmide é onde se encontram as demais necessidades, no entanto, não tão essenciais como as da base.

Até Jesus Cristo explorou isso dizendo: sou Pão, Eu sou a Água. Sou a Luz. Sou a Vida.

Pois, todas estas coisas são realmente bases da sobrevivência humana.

Saiba onde seu produto se encaixa nos graus da pirâmide e mostre que por meio dele, é possível garantir todos os outros graus.

Os que mais vendem sabem muito bem disso.

Eles realmente se conectam e entende que não é a hora de vender para aquela pessoa.

Há vários outros clientes.

Pois, pensando nela e deixando isso claro, pois ajuda até na conexão com o seu cliente.

Porque há coisas mais importantes na vida dele, naquele momento e que você se preocupa com ele.

Quer saber uma pessoa que faz isso?

Thiago Nigro. 

Em seu lançamento da mentoria que custava na época por volta de R$ 2.000, várias pessoas perguntaram. “Thiago, eu tenho só R$ 2.000, eu compro sua mentoria ou paga as dívidas’’, ou;

“Compro a mentoria ou concretizo meu fundo emergencial, pois só tenho R$ 2.000” 

E a resposta de quem sabe foi: “Pague suas dívidas. Elabore seu fundo’’. 

E não pense que ele perdeu com isso.

Ele ganhou outros possíveis clientes que não decidiu comprar ainda e se comoveram com a resposta dele.

Imagina conexão, o impacto gerado com essas pessoas. 

Provavelmente serão possíveis clientes dele futuramente.

E conhecimento que faça ela decidir por vender mais.

Necessidade de decisão

Toda situação demanda uma decisão.

E saber disso também te leva a comprar.

Saiba as objeções dos seus clientes. 

E ofereça soluções.

Cabe abordar e persuadir a pessoa certa na hora da venda. 

Não tem que persuadir só a criança e esquecer que o pai paga as contas. Entendeu?

Atinja pessoas certas.

Demande decisões. ‘’Agora ou nunca”

E assim tenho certeza que irá vender mais.

Há ofertas — vender mais!

Compramos também porque estão vendendo.

Se não estão anunciando, senão existe um produto ou não é visto.

Não tem porquê, nem como eu comprar.

É lícito dizer, que: “o quê não é visto não é comprado''.

Como as empresas de salgadinhos e outros ramos alimentícios que estão envolvendo-se no digital.

Se seu produto ou serviço não atinge o olhar, se não está na prateleira do meio, ao alcance dos olhos.

Ninguém o comprará; ou melhor.

Ninguém o encontrará.

Emocional

Outro fator que muitos deixam batido, porém, muito importante é que.

Compramos com a emoção e justificamos com a razão. 

Repare o momento da compra.

Todo emocionado ao comprar.

Mas logo se arma todo para justificar a qualquer um que perguntar os motivos, dizendo ser imperdível.

Não deixe esse trabalho para eles.

Explorem bem o emocional e dê boas justificativas para esse possível cliente comprar e aceitar a sua oferta.

Nesse artigo você aprendeu muito sobre como vender mais.

Envie a um colega se conseguir, para ajudar ele a vender mas também.

Gabriel Ribeiro

 

 

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