ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Os quatro principais momentos que marcaram o mercado da educação física

30/4/2022 - Ribeirão Preto - SP

Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

Não é uma missão muito complicada encontrar os momentos que marcaram o mercado da Educação Física, mas, muitos acabam se descuidando quanto às informações, por isso, aqui apresentaremos algumas delas.

A Educação Física, como qualquer outra área presente no mercado, apresenta importantes variações ao longo de sua criação. 

O objetivo aqui é didático! Mostraremos os principais momentos que marcaram o mercado da Educação Física, e como eles impactaram para o desenvolvimento atual. 

Sendo assim, se você gosta do assunto, ficará surpreso como essa matéria se desenvolveu.

Antes de tudo, você precisa entender que foram 4 os principais momentos que marcaram o mercado da Educação Física. 

Eles se desenvolveram em momentos diferentes e graças a isso, muito podemos destacar da evolução dessa área, continue a leitura para saber mais!

Momentos que marcaram o mercado da Educação Física 

Apesar de atualmente ser muito conhecida, a Educação Física é matéria antiga, muito estudada nas academias de séculos passados! 

Na verdade, podemos dizer que ela remonta aos homens primitivos, visto que, de certa forma, havia uma interação desses com o próprio corpo.

Mas, é claro, isso não era algo consciente como hoje. Naquela época era uma questão de sobrevivência. 

Porém, de toda forma, aqui temos os primeiros indícios de força humana sendo utilizada com algum objetivo. 

Para muitos pode parecer pouco importante, mas devemos sempre lembrar que esses pequenos pontos da história fazem muita diferença no final.

Bem, mas a Educação Física, como ensinamento, começou por volta do século III antes de cristo. Na Academia de Platão a disciplina estava incluída. 

Algo muito interessante considerando o desenvolvimento dela ao longo dos anos, considerando o que trataremos aqui!

A fase da Ginástica Aeróbica

Bem, você provavelmente já conhece essa área. Ela é extremamente falada atualmente, principalmente porque é uma junção de duas outras áreas. 

A ginástica clássica e a dança se juntaram e criaram a aeróbica. Foi um dos momentos que marcaram o mercado da Educação Física por vários motivos.

O primeiro deles diz respeito aos benefícios. A dança sempre se mostrou aliada da saúde, com a ginástica clássica que apresentava ótimos resultados. Juntando às duas, o público se tornou mais completo. 

Essa talvez seja a maior vantagem para se tratar aqui, tendo em vista que a coordenação motora é muito trabalhada.

Já conhece a barra de proteína ousada? Muito indicado para quem pratica a ginástica aeróbica. 

É claro, muitos acabam atribuindo ela ao mercado fitness. Não está errado, mas ela vai, além disso. 

De toda forma, a mudança que ela causou no ramo foi suficiente para ser considerada extremamente importante nas fases da Educação Física.

O Personal Trainer

Um profissional como esse pode fazer grande diferença. Quando ele surgiu no mercado foi uma grande mudança no mundo fitness, sobretudo. 

Isso porque ele é um treinador pessoal, como a própria palavra sugere. No começo, não era nada que todo mundo poderia ter, até porque os valores eram altos. 

Hoje, no entanto, há muitas oportunidades. Como profissional da área, ele ajuda para que o cliente tenha maior autonomia para realizar sua rotina de exercícios, guiando ele de forma saudável. 

Dessa forma, ele consegue elaborar rotinas de exercícios e também supervisiona as atividades físicas.

Aliada a uma alimentação saudável, podendo inclusive conter a presença de doces lowcarb.

Dá para imaginar porque ele está na nossa lista, certo? Ter um profissional para lidar com a rotina de exercícios de algumas pessoas mudou bastante o mercado, promovendo maiores cuidados com a saúde, por exemplo.

O profissional de Educação Física

Esse, chegou antes do citado anteriormente. O profissional que lida com atividades físicas é chamado profissional de Educação Física. 

Podemos vê-los em academias, ajudando para que muitos presentes ali tenham mais qualidade e possam aproveitar ao máximo seus treinos.

É comum também em escolas. Nesse caso, acabam tendo uma função didática, ensinando mais sobre todas as áreas que envolvem a Educação Física, isso, incluindo ginástica, musculação, esportes e outros. 

Em ambos os casos ele é super importante, sobretudo por conseguir lidar com vários públicos diferentes.

A importância dele está ligada diretamente com a do Instrutor pessoal. É claro, apesar de serem de épocas diferentes, ambos se destacaram em apresentar soluções mais diretas para aqueles que mais necessitavam.

As assessorias esportivas

Bem, os esportes se tornaram parte do dia a dia de muitos. O futebol, por exemplo, acaba sendo largamente falado. Muitos atletas, muitos jogos, muitos eventos. 

Sendo assim, algo acaba se mostrando muito importante. Esse algo são as assessorias esportivas. 

Não há muito o que explicar. Ela é importante porque desse dentro contexto há algumas particularidades relacionadas ao mundo atual. 

Os esportes são muito valorizados e, por sua vez, seus atletas. Uma assessoria esportiva lidará com a educação física dos mesmo. 

Além disso, é possível criar treinos personalizados com base no padrão de cada pessoa.

Essa é uma área de suma importância. De certa forma, é graças a ela que o esporte se desenvolveu dessa maneira, com o máximo de segurança e desempenho possível. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp