ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Educar para o cuidado de si e dos outros

14/5/2022 - Ribeirão Preto - SP

Quando falamos em educação, nos vem de modo imediato as instituições família e escola, não é verdade? Essas instituições são a base, na cultura contemporânea, da formação inicial das pessoas. Mas qual é o objetivo dessa formação? Essa é uma pergunta muito pertinente para o ser humano de hoje. É comum ouvirmos dizer que é necessário estudar para ser alguém. Ser alguém, para muitas pessoas, está ligado à aquisição dos conhecimentos sistematizados e valorizados pela história da vida dita civilizada. Dentro desse ser alguém, pensa-se em ter uma vida financeira boa ou razoável, uma vida com conforto e, muitas vezes, o reconhecimento social. Essa é uma visão egocêntrica, em que o indivíduo e os seus (os familiares) é o centro de tudo. Porém esse pensamento não é algo totalmente errado e podemos dizer que é uma visão de mudo até que boa, porém não é a mais acertada e a mais coerente para vida do ser humano. É necessário pensarmos em uma sociedade mais evoluída, humanamente falando. E a maneira mais correta de educar o outro e de se educar é uma formação com o objetivo do cuidado, ou seja, a educação para cuidado (cuidar de si próprio e cuidar do outro).

Quando ensinamos nossas crianças e jovem a crescerem na dinâmica do cuidado, estamos plantando uma ideologia evoluída para a humanidade. Imagine se todos os profissionais atuassem em suas profissões com essa mentalidade nós estaríamos em outro mundo, não é verdade? Os asilos estariam vazios e os presídios não estariam superlotados, pois a mentalidade capitalista não estaria imperando do modo que impera no mundo contemporâneo.

Educar para cuidado é propor uma nova visão de mundo. Mas para isso é necessário mudar, primeiramente, a maneira de pensar das pessoas. E isso pode nos levar a pensar que tal ideia é uma verdadeira utopia, ou seja, uma ilusão. Mas essa forma de educação é a maneira mais sábia de educar.

Você e sua família podem adotar essa mentalidade e colher em sua vida e na vida de seus familiares o fruto desse novo caminho, dessa nova forma de ver a vida. A escolha desse modo de vida é o caminho, no meu ponto de vista, mais autêntico de viver a vida, pois o cuidar é a base para uma vida feliz, pois quando cuidamos plantamos a felicidade e o fruto da felicidade é a própria felicidade.

Cuidar é um privilégio, pois significa que estamos vivos e em movimento. Mas o que é cuidar? A palavra cuidar tem uma extensão muito grande que vai do plano físico (o movimento de cuidar) até o plano do conhecimento e da reflexão. É necessário saber sempre mais sobre as coisas para que possamos cuidar melhor das pessoas e de nós próprios. Pois cuidar parte do olhar para si e de si para o outro. Não poderá cuidar bem dos outros quem não cuida bem de si. É uma ação conjunta o cuidar de si e do outro.

Compartilhe no Whatsapp