ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Ativo Imobilizado – Diferença de Saldos – o que fazer?

29/5/2022 - Ribeirão Preto - SP

Ativo Imobilizado – Diferença de Saldos – o que fazer?

650-03-2022

Assim como a Gestão Empresarial, manter sob controle o Ativo imobilizado é necessário realizar a Gestão patrimonial, ou seja, acompanhamento.

O Balanço Patrimonial é a consolidação de saldos patrimoniais de todas as contas que compõe o Ativo e Passivo, dessa forma, periodicamente (fechamentos mensais e anuais) tem se por meio do Balanço Patrimonial os saldos de cada uma das contas totalizando por meio da aritmética o resultado de: saldo anterior + débitos – créditos = saldo atual.

Os saldos contábeis registrados no Balanço Patrimonial por si só são meras informações que relatam grandezas, entretanto, para cada conta patrimonial é necessário que tenhamos uma “conciliação” ou um razão auxiliar, de forma geral um controle extra contábil que dará o devido suporte aos saldos registrados contabilmente.

Os saldos patrimoniais registrados no Balanço Patrimonial que referem-se ao Ativo Imobilizado devem ser administrados analiticamente no Controle de Patrimônio ou Controle Patrimonial.

O Controle patrimonial é uma espécie de razão auxiliar (suporte) onde se administra todos os bens que compõe o Ativo Imobilizado, dessa forma a soma dos saldos de todas as contas do Controle Patrimonial devem ser iguais aos saldos contábeis.

Por meio do Controle Patrimonial, devemos registrar todas as movimentações dos Ativos e também mensalmente gerar e contabilizar a depreciação, e esse número deve ser contabilizado no resultado da empresa (DRE) que servirá como um dedutor na apuração de imposto de renda e contribuição social para empresas tributadas pelo lucro real, em contra-partida será registrado na conta patrimonial de Depreciação Acumulada.

De forma geral quando o acompanhamento entre a Gestão Contábil e a Gestão Patrimonial ocorrem, os saldos costumam “bater”, ou seja, são iguais, entretanto, quando ocorre qualquer “espaço” de tempo sem o devido acompanhamento ou mesmo se iniciou-se essa Gestão sem os saldos estarem alinhados, não haverá como ter os números sob gestão.

Diante disso é fundamental realizar o confronto das informações por meio da realização de um Inventário Geral do Ativo Imobilizado e na sequencia uma conciliação.

De forma geral a legislação determina que alguns documentos fiscais sejam armazenados ou arquivados por ao menos 05 anos.

Muitas empresas se desfazem dos mesmo após esse período, mas no caso do Ativo Imobilizado há uma particularidade, diante do benefício da Depreciação que em alguns casos pode se estender por 05, 10 e até 25 anos, é importante que esses documentos sejam devidamente arquivados para que possa ser comprovado o benefício da depreciação (despesa).

Algumas empresas (gestores) ao se desfazerem desses documentos podem estar gerando problemas futuros em possíveis processos de fiscalização tributária pelo fisco federal.

Um outro problema também, quando não se tem o documento fiscal 9NF) é que em muitos razões da Contabilidade os lançamentos de registros de aquisições trazem poucas informações e em muitos casos apenas a descrição de “compras do mês”, e num processo de conciliação entre a base contábil x o controle patrimonial essa informação acaba por não ajudar em nada quando as divergências são encontradas.

Quando se realiza o “confronto” dos relatórios contábeis x os relatórios do Controle Patrimonial é fundamental ter uma base analítica de cada um para que o processo ocorra de forma correta, do contrário, ajustes serão necessários.

Quando se tem de fato a necessidade ter os saldos contábeis reportando a realidade do ativo imobilizado, mais do que uma conciliação entre a Contabilidade e o controle Patrimonial é fundamental a realização de um Inventário do Ativo imobilizado, ou seja, um inventário geral, e esse inventário deverá ser comparado ou conciliado com o controle patrimonial e depois então ajustado junto a Contabilidade.

Quando todo esse processo é realizado e bens são identificados ou não identificados no processo de Inventário mesmo após o processo de saneamento (busca das sobras), ajustes deverão ser realizados para mais ou para menos na Contabilidade.

O processo de inventário e Conciliação do inventario de forma geral quando não realizados por especialistas, costumam ser abortados (suspensos) antes de sua conclusão, em muitos casos quando realizados pela equipe interna não conseguem de fato a precisão desejada para dar a devida consistência ao processo.

De forma geral, empresas especializadas em Gestão Patrimonial, realizam constantemente Inventários do ativo imobilizado.

O processo de Inventário Geral do Ativo Imobilizado deve ser mais que um simples levantamento dos bens, deve ser uma “varredura” de todos os bens, com o devido emplaquetamento e a catalogação das informações pre-definidas numa reunião de planejamento.

Com certeza todo esse processo para que seja de fato realizado com profissionalismo deverá ser conduzido por Consultoria especializada em Ativo Imobilizado.

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos, está no segmento patrimonial a mais de 10 anos, realizando projetos de Inventário e Avaliação dos Ativos em todo território nacional para empresas dos mais diversos segmentos.

Uma vez concretizado o processo de inventário e conciliação, todo o processo deverá ser devidamente documentado, com arquivos, planilhas, entre outros documentos, para dar o devido suporte a questionamento de auditorias ou mesmo fiscalizações.

Relatórios apontando os bens que farão parte da nova base patrimonial, bens que deverão ser baixados, pois por alguma razão não mais fazem parte do patrimônio da empresa e também bens que foram adquiridos e por alguma razão não foram registrados no Controle Patrimonial.

Tudo registrado analiticamente para que possa ser testado e validado.

Os ajustes finais deverão ocorrer após analise por parte de auditores caso a empresa tenha essa política, do contrário, os mesmos podem e devem ser realizados pela equipe contábil.

Cabe exclusivamente a equipe de Contabilidade o devido registro conta a conta, com acréscimos ou decréscimos patrimoniais, entretanto, todo esse processo deve estar devidamente documentado, com base em relatórios e Notas Fiscais se for o caso.

Para que todo o impacto de possíveis ajustes contábeis ocorram ao final de cada inventário do ativo imobilizado ocorram, é fundamental que a empresa defina uma área (sub-divisão da Contabilidade) que fique como responsável pela Gestão Patrimonial e essa área fique responsável de registrar periodicamente toda a movimentação: baixas, transferências, aquisições e a depreciação.

E todo esse processo deve ser periodicamente “revalidado” com os principais gestores da empresa para que a cultura da Gestão do Patrimônio da empresa faça parte do dia a dia da empresa.

E todo esse processo deve ocorrer por meio de procedimentos específicos e personalizados as particularidades da empresa.

 

Brasília *, Abadia de Goiás, Abadiânia, Abreulândia, Acorizal, Acreúna, Adelândia, Água Boa, Água Clara, Água Fria de Goiás, Água Limpa, Águas Lindas de Goiás, Aguiarnópolis, Alcinópolis, Alexânia, Aliança do Tocantins, Almas, Aloândia, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Horizonte, Alto Paraguai, Alto Paraíso de Goiás, Alto Taquari, Alvorada, Alvorada do Norte, Amambaí, Amaralina, Americano do Brasil, Amorinópolis, Ananás, Anápolis *, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Angico, Anhanguera, Anicuns, Antônio João, Aparecida de Goiânia *, Aparecida do Rio Doce, Aparecida do Rio Negro, Aparecida do Taboado, Apiacás, Aporé, Aquidauana, Araçu, Aragarças, Aragoiânia, Aragominas, Araguacema, Araguaçu, Araguaiana, Araguaína, Araguainha, Araguanã, Araguapaz, Araguatins, Aral Moreira, Arapoema, Araputanga, Arenápolis, Arenópolis, Aripuanã, Arraias, Aruanã, Augustinópolis, Aurilândia, Aurora do Tocantins, Avelinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Baliza, Bandeirantes, Bandeirantes do Tocantins, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Barra do Ouro, Barro Alto, Barrolândia, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bela Vista de Goiás, Bernardo Sayão, Bodoquena, Bom Jardim de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Bom Jesus do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Bonfinópolis, Bonito, Bonópolis, Brasilândia, Brasilândia do Tocantins, Brasnorte, Brazabrantes, Brejinho de Nazaré, Britânia, Buriti Alegre, Buriti de Goiás, Buriti do Tocantins, Buritinópolis, Caarapó, Cabeceiras, Cáceres, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Cachoeira Dourada, Cachoeirinha, Caçu, Caiapônia, Caldas Novas, Caldazinha, Camapuã, Campestre de Goiás, Campinaçu, Campinápolis, Campinorte, Campo Alegre de Goiás, Campo Grande, Campo Limpo de Goiás, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos Belos, Campos de Júlio, Campos Lindos, Campos Verdes, Canabrava do Norte, Canarana, Caracol, Cariri do Tocantins, Carlinda, Carmo do Rio Verde, Carmolândia, Carrasco Bonito, Caseara, Cassilândia, Castanheira, Castelândia, Catalão, Caturaí, Cavalcante, Centenário, Ceres, Cezarina, Chapada da Natividade, Chapada de Areia, Chapada dos Guimarães, Chapadão do Céu, Chapadão do Sul, Cidade Ocidental, Cláudia, Cocalinho, Cocalzinho de Goiás, Colíder, Colinas do Sul, Colinas do Tocantins, Colméia, Colniza, Combinado, Comodoro, Conceição do Tocantins, Confresa, Conquista D'Oeste, Corguinho, Coronel Sapucaia, Córrego do Ouro, Corumbá, Corumbá de Goiás, Corumbaíba, Costa Rica, Cotriguaçu, Couto de Magalhães, Coxim, Cristalândia, Cristalina, Cristianópolis, Crixás, Crixás do Tocantins, Cromínia, Cuiabá, Cumari, Curvelândia, Damianópolis, Damolândia, Darcinópolis, Davinópolis, Denise, Deodápolis, Diamantino, Dianópolis, Diorama, Divinópolis de Goiás, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Buriti, Dois Irmãos do Tocantins, Dom Aquino, Douradina, Dourados, Doverlândia, Dueré, Edealina, Edéia, Eldorado, Esperantina, Estrela do Norte, Faina, Fátima, Fátima do Sul, Fazenda Nova, Feliz Natal, Figueirão, Figueirópolis, Figueirópolis D'Oeste, Filadélfia, Firminópolis, Flores de Goiás, Formosa, Formoso, Formoso do Araguaia, Fortaleza do Tabocão, Gameleira de Goiás, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Glória de Dourados, Glória D'Oeste, Goianápolis, Goiandira, Goianésia, Goiânia *, Goianira, Goianorte, Goiás, Goiatins, Goiatuba, Gouvelândia, Guapó, Guaraí, Guaraíta, Guarani de Goiás, Guarantã do Norte, Guarinos, Guia Lopes da Laguna, Guiratinga, Gurupi, Heitoraí, Hidrolândia, Hidrolina, Iaciara, Iguatemi, Inaciolândia, Indiara, Indiavaí, Inhumas, Inocência, Ipameri, Ipiranga de Goiás, Ipiranga do Norte, Iporá, Ipueiras, Israelândia, Itaberaí, Itacajá, Itaguari, Itaguaru, Itaguatins, Itajá, Itanhangá, Itapaci, Itapirapuã, Itapiratins, Itaporã, Itaporã do Tocantins, Itapuranga, Itaquiraí, Itarumã, Itaúba, Itauçu, Itiquira, Itumbiara, Ivinhema, Ivolândia, Jaciara, Jandaia, Jangada, Japorã, Jaraguá, Jaraguari, Jardim, Jataí, Jateí, Jaú do Tocantins, Jaupaci, Jauru, Jesúpolis, Joviânia, Juara, Juarina, Juína, Juruena, Juscimeira, Jussara, Juti, Ladário, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Lagoa Santa, Laguna Carapã, Lajeado, Lambari D'Oeste, Lavandeira, Leopoldo de Bulhões, Lizarda, Lucas do Rio Verde, Luciára, Luziânia *, Luzinópolis, Mairipotaba, Mambaí, Mara Rosa, Maracaju, Marcelândia, Marianópolis do Tocantins, Marzagão, Mateiros, Matrinchã, Matupá, Maurilândia, Maurilândia do Tocantins, Mimoso de Goiás, Minaçu, Mineiros, Miracema do Tocantins, Miranda, Miranorte, Mirassol d'Oeste, Moiporá, Monte Alegre de Goiás, Monte do Carmo, Monte Santo do Tocantins, Montes Claros de Goiás, Montividiu, Montividiu do Norte, Morrinhos, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Mozarlândia, Mundo Novo, Mundo Novo, Muricilândia, Mutunópolis, Natividade, Naviraí, Nazaré, Nazário, Nerópolis, Nioaque, Niquelândia, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Alvorada do Sul, Nova América, Nova Andradina, Nova Aurora, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Crixás, Nova Glória, Nova Guarita, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Olinda, Nova Roma, Nova Rosalândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Veneza, Nova Xavantina, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Horizonte do Norte, Novo Horizonte do Sul, Novo Jardim, Novo Mundo, Novo Planalto, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Oliveira de Fátima, Orizona, Ouro Verde de Goiás, Ouvidor, Padre Bernardo, Palestina de Goiás, Palmas, Palmeirante, Palmeiras de Goiás, Palmeiras do Tocantins, Palmeirópolis, Palmelo, Palminópolis, Panamá, Paraíso do Tocantins, Paranã, Paranaíba, Paranaiguara, Paranaíta, Paranatinga, Paranhos, Paraúna, Pau D'Arco, Pedra Preta, Pedro Afonso, Pedro Gomes, Peixe, Peixoto de Azevedo, Pequizeiro, Perolândia, Petrolina de Goiás, Pilar de Goiás, Pindorama do Tocantins, Piracanjuba, Piranhas, Piraquê, Pirenópolis, Pires do Rio, Pium, Planaltina, Planalto da Serra, Poconé, Ponta Porã, Pontal do Araguaia, Pontalina, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Porangatu, Porteirão, Portelândia, Porto Alegre do Norte, Porto Alegre do Tocantins, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Porto Estrela, Porto Murtinho, Porto Nacional, Posse, Poxoréo, Praia Norte, Presidente Kennedy, Primavera do Leste, Professor Jamil, Pugmil, Querência, Quirinópolis, Recursolândia, Reserva do Cabaçal, Riachinho, Rialma, Rianápolis, Ribas do Rio Pardo, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Rio Branco, Rio Brilhante, Rio da Conceição, Rio dos Bois, Rio Negro, Rio Quente, Rio Sono, Rio Verde, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Rubiataba, Salto do Céu, Sampaio, Sanclerlândia, Sandolândia, Santa Bárbara de Goiás, Santa Carmem, Santa Cruz de Goiás, Santa Cruz do Xingu, Santa Fé de Goiás, Santa Fé do Araguaia, Santa Helena de Goiás, Santa Isabel, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Araguaia, Santa Rita do Novo Destino, Santa Rita do Pardo, Santa Rita do Tocantins, Santa Rita do Trivelato, Santa Rosa de Goiás, Santa Rosa do Tocantins, Santa Tereza de Goiás, Santa Tereza do Tocantins, Santa Terezinha, Santa Terezinha de Goiás, Santa Terezinha do Tocantins, Santo Afonso, Santo Antônio da Barra, Santo Antônio de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São Bento do Tocantins, São Domingos, São Félix do Araguaia, São Félix do Tocantins, São Francisco de Goiás, São Gabriel do Oeste, São João da Paraúna, São João d'Aliança, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José do Xingu, São José dos Quatro Marcos, São Luís de Montes Belos, São Luíz do Norte, São Miguel do Araguaia, São Miguel do Passa Quatro, São Miguel do Tocantins, São Patrício, São Pedro da Cipa, São Salvador do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, São Simão, São Valério da Natividade, Sapezal, Selvíria, Senador Canedo, Serra Nova Dourada, Serranópolis, Sete Quedas, Sidrolândia, Silvânia, Silvanópolis, Simolândia, Sinop, Sítio d'Abadia, Sítio Novo do Tocantins, Sonora, Sorriso, Sucupira, Tabaporã, Tacuru, Taguatinga, Taipas do Tocantins, Talismã, Tangará da Serra, Tapurah, Taquaral de Goiás, Taquarussu, Terenos, Teresina de Goiás, Terezópolis de Goiás, Terra Nova do Norte, Tesouro, Tocantínia, Tocantinópolis, Torixoréu, Três Lagoas, Três Ranchos, Trindade, Trombas, Tupirama, Tupiratins, Turvânia, Turvelândia, Uirapuru, União do Sul, Uruaçu, Uruana, Urutaí, Vale de São Domingos, Valparaíso de Goiás, Varjão, Várzea Grande, Vera, Vianópolis, Vicentina, Vicentinópolis, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vila Boa, Vila Propício, Vila Rica, Wanderlândia, Xambioá,

Compartilhe no Whatsapp