ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Espiritismo no Brasil

4/6/2022 - Ribeirão Preto - SP

         O espiritismo, tendo sido codificado na França, se espalhou para todo o mundo. Embora Allan Kardec não tenha falado primeiro sobre questões de espírito e espiritualidade, deu os principais tons, amadureceu as ideias que já existiam e deu explicações para mais questões formuladas, explicando mais as relações entre espíritos, Deus e o universo. Pontos que espiritualistas como Mesmer, Irmãs Fox e Andrew Jackson Davis não foram tão profundamente.     

         No Brasil, pouco depois de seu surgimento, começou a aparecer por aqui também. Posteriormente, se tornou o maior país espírita do mundo, seguido de Jamaica e Cuba. Possuem cerca de três milhões de adeptos, bem como vinte e sete milhões de simpatizantes. Entrançou-se muito a nossa cultura, também em nossas religiosidades e espiritualidades. O motivo disso, além da grandiosidade e profundidade do espiritismo, tem muita relação com o próprio ser brasileiro. Porque muito dele ajudou a definir o brasileiro, entranhado em suas ideias e concepções.

        As codificações do professor Rivail falam sobre o mundo, e as pessoas, os espíritos. Mas, no caso do Brasil, formou-se uma relação e uma cultura muito forte, fazendo este o país que mais tem adeptos ou simpatizantes. Os fatores para isso ainda são um tanto desconhecidos, além daquele que se trata de pontos importantes e fortes sobre o que existe.  E os brasileiros souberam absorver muito disso.

        Com essa realidade, temos um país o qual tem fortes visões espíritas. A visão a respeito de humanos como espíritos tem um forte respaldo aqui, influenciando muitas coisas que pensamos e fazemos. O que faz uma situação peculiar, bastante sui generis. Muito do dito nas obras fica difuso e espalhado no Brasil, gerando grande sabedoria. Questões de visões, ideias e colocações sobre evolução espiritual, desencarnem, caridade e outros estão ali presentes.     

        Enfim, é uma cultura muito mesclada e viva com todos esses lados e aspectos. Têm-se um lugar bastante próximo da doutrina e seus conhecimentos. Surgida na França, se assimilou e mesclou muito aqui, mais do que lá. Por tudo isso, temos uma forte conexão espiritual, levando a pontos e ideias grandes, mantenedoras das codificações de Kardec, ao passo que também continuamos investigando. O maior país espírita do mundo continua próximo desses detalhes e saberes, garantindo uma religiosidade única. E poderá saber muito mais no futuro. 

Compartilhe no Whatsapp