Autor: Wagner Pontes
Os cílios têm como função principal proteger os olhos para que microorganismos não atinjam o globo ocular. Mas, para além disso, eles também têm o poder de destacar os olhos.
Por isso, hoje você vai conhecer 7 curiosidades sobre cílios que vão te deixar com os olhos arregalados. Acompanhe!
Você já deve ter se perguntado o porquê os cílios caem, certo? Fato é que os cílios têm um ciclo de vida que pode variar entre 1 e 3 meses. Por isso, é comum que os fios velhos caiam para que novos fios surjam.
A parte mais externa dos cílios costuma ser menor do que a região central. Por isso, é comum que truques de maquiagem ensinem a alongar essas regiões para causar o efeito de 'levantar o olhar'.
O comprimento médio normal dos cílios é de cerca de 10 milimetros. Contudo, há um homem que mantém o recorde de cílios mais longos da história com cílios de 6,99 centímetros.
Os cílios, assim como os cabelos da cabeça, têm três períodos de crescimento:
O primeiro é a chamada fase anágena: Nesse período os cílios crescem cerca de 0,16 milímetros ao dia. Também conhecido como período de crescimento ativo. É nessa fase que os cílios permanecem por mais tempo;
O segundo é a fase catágena: É o momento em que os cílios param de crescer e onde o folículo piloso recua. Também conhecida como fase de transição;
O terceiro é a fase telógena: Esse é o período de repouso dos cílios e é também o período em que antecede a queda.
Assim, como a primeira fase é a mais duradoura, é nela que 90% dos seus cílios estão em grande parte do tempo da sua vida. Você pode entender mais sobre o ciclo de crescimento neste link, onde abordam temas relacionados aos cílios e valorização estética do olhar.
Há relatos do uso de rímel há 4.000 a.C. Foi nesse período que os antigos egípcios passaram a se preocupar com a beleza. Porém, o primeiro rímel foi criado na França, ou seja, o produto não é uma invenção moderna.
Sim, há um acúmulo de ácaro nos cílios. Porém, isso acontece para que eles limpem as células mortas daquela região, evitando assim que os folículos infeccionem. Contudo, é importante também sempre lavar bem os olhos e não deixá-los apenas à mercê dos ácaros. Afinal, a lavagem ajuda a eliminar bactérias que podem causar outros problemas como a irritação dos olhos, por exemplo.
Pode ser que os cílios não tenham o mesmo tom de cor que os cabelos. Isso ocorre porque a cor da pele de cada pessoa e seus genes influenciam na cor dos cílios. Afinal, a quantidade de melanina presente nos fios dita a cor.
Gostou do conteúdo? Então continue visitando o portal diariamente para acompanhar todas as principais notícias da região, do Brasil e do mundo.