ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Padre Miguel Hidalgo

23/7/2022 - Ribeirão Preto - SP

    Um dos libertadores da América menos comentado na América do Sul. Talvez por não ter feito parte do grupo ou não ter tão tanta similaridade quanto estes tem entre si. Mas é um dos libertadores, sem dúvida alguma, e um dos maiores. Estava no México, distante de figuras como San Martin, Simon Bolívar, Dom Pedro I ou José Artigas. Vivia em uma porção um pouco diferente do continente. Seu espírito e suas ideias não eram, de modo algum, menores ou diziam menos a respeito da libertação latina.

     Padre da cidade de Dolores foi quem deu toda a base para a independência mexicana, se tornando um dos grandes símbolos do país também, principalmente sua política e identidade, sendo homenageado em todos os cantos de lá. Usava a santa nacional, Virgem de Guadalupe, como símbolo.  Seu discurso que inicia a luta de independência, o Grito de Dolores, tinha entre suas frases aquelas que mais marcariam a emancipação: Viva a América, viva a independência, viva a Virgem de Guadalupe, morra o mau governo. Também um conhecedor das ideias liberais que começavam a se desenvolver na Europa com a Revolução Francesa, se baseava e se inspirava muito nelas.

    Tinha então um projeto de país e de religiosidade que moldaram muito do que viria a ser o México. Além de sua associação e devoção a uma das figuras mais cultuadas do país, que é a Virgem de Guadalupe, que ainda tem um imenso número de devotos. Alguns se declarando não católicos, mas devotos dela como religião. A partir disto, se desenvolve uma cultura e uma camada política formidável, quase uma rainha nacional espiritual, a qual protege e fortalece o povo. Miguel Hidalgo, Emiliano Zapata e tantas outras figuras fundamentais viam nela uma rainha, uma força que levaria a vitória e justiça.

      Hidalgo foi, entre os libertadores, talvez o mais profundo e admirado. Não chegou a ver seu país independente, muito menos o governou, tendo sido fuzilado pela inquisição espanhola no México antes. Mas, já na época deixou tão forte legado que admiradores continuaram o movimento, levando a libertação. Por ter um espírito tão forte, com tantas ideias, associado com a realeza da Virgem de Guadalupe, trouxe forma e ideais altamente admiráveis para serem vistos.

   Mais do que outros até, ali havia alguém com enormes ideias e um caminho a por. Ajudou a criar um país e uma cultura política, imperfeita, mas voltada em si. Ainda que venha falhando no século XXI foi grande por muito tempo. E voltará a ser.  Hidalgo e a Virgem carregam, cada qual a seu modo, um desenho de realidade e um jeito de por a política que tem muito valor e significado para toda a América Latina, uma fonte de libertação e organização, principalmente. Espírito elevado o de Miguel Hidalgo, pode ainda nos inspirar e fazer ver muito sobre nós e nossa realidade política e religiosa. E ajudar a destruir os maus governos.    

Compartilhe no Whatsapp