Autor: Wagner Pontes
O mercado estético tende a crescer cada vez mais, consequentemente surgem novos profissionais no setor. Todavia, os altos custos de ter um ponto fixo de atendimento faz como que muitos profissionais optem por preferir trabalhar a domicílio.
São muitas as vantagens em se trabalhar a domicílio, então é sobre elas que falaremos hoje! Além disso, separamos algumas dicas de como é possível ser esteticista e oferecer um serviço a domicílios cada vez melhor. Continue lendo!
A modalidade de atendimento estético a domicílio traz facilidades tanto para o profissional como para a cliente, visto que cada vez mais os consumidores preferem ganhar tempo sem ter que sair de casa para realizarem seus procedimentos estéticos.
Nesse sentido, ofertar este tipo de serviço, além de levar conforto, também deixa por muitas vezes as clientes mais a vontade por estarem em seus lares. Todavia, o serviço a domicílio requer muita dedicação e persistência, além de saber separar o profissional do pessoal e informal.
Contudo, como surgem muitos profissionais esteticistas e de todas as áreas da beleza, como, por exemplo, podólogos, manicures, cabeleireiros, etc.), é de suma importância se destacar entre tantos profissionais para garantir o sucesso do seu negócio.
Mas, existem desvantagens de se trabalhar com estética a domicílio? A princípio, podemos chamar de desvantagens fatos como, um procedimento estético mais trabalhoso que requer um lugar mais apropriado.
Por exemplo, existem procedimentos que necessitam uso de aparelhos estéticos mais complexos que necessitam de um local apropriado que não é a casa da cliente. Mas em suma, existem mais vantagens do que desvantagens.
Antes de mais nada, ter um ponto fixo de trabalho, como um salão ou clínica estética, irá demandar mais tempo de trabalho no local, além de ter custos fixos que são bem caros como, por exemplo, conta de luz, água, e aluguel do estabelecimento.
Por isso, que cada vez mais profissionais estéticos migram para o atendimento a domicílio. Veja algumas vantagens em oferecer este serviço que facilita a vida das suas clientes:
Maior flexibilidade de horários de atendimentos.
Receita maior todo mês (já que não terá custos como aluguel ou conta de energia).
Controle maior de horários.
Sua cliente ficará muito mais á vontade sendo atendida no conforto do seu lar.
Nesta modalidade você lucra bem mais pelos serviços prestados, pois, não há necessidade em dar 30 ou 40% do seu serviço para o dono de um salão, por exemplo.
Você mesma faz os seus agendamentos e decide quanto cobrar.
As técnicas de micropigmentação e alongamento de cílios, são uma das queridinhas do momento. Então, se você planeja trabalhar com as técnicas á domicílio, saiba que terá sempre muitas clientes nesta modalidade.
Confira algumas dicas importantes para começar a trabalhar com cílios e micropigmentação á domicílio:
Divulgue os serviços que oferece nas redes sociais
Antes de mais nada, é importante sempre divulgar seus serviços, principalmente nas redes sociais e na sua rede de contatos. Comece usando suas próprias redes para mostrar aos seus amigos quais serviços você oferece.
Seus amigos e familiares já te conhecem, então sentem maior confiança em você, por isso, é mais fácil que eles sejam seus primeiros clientes. Peça para eles divulgarem seus serviços em suas redes sociais. Após conquistar seus primeiros clientes, crie um perfil comercial nas redes e comece a compartilhar seus conteúdos.
Personalize seu atendimento
Estude qual é o perfil dos seus clientes, se dão preferência ao atendimento a domicílio por conta do conforto ou praticidade, por exemplo. Então, tente oferecer uma resolução a isso, sem deixar a qualidade do atendimento de lado.
Diversifique seu portfólio de serviços
Ofereça serviços que resolvam problemas distintos, por exemplo, se você trabalha com extensão de cílios, ofereça o serviço de manutenção, já que após certo período isso será necessário.
Trabalhe com os equipamentos e materiais certos
Se você trabalha com cílios, sabe da importância de se trabalhar com produtos de qualidade e certificados pela Anvisa para não gerar problemas ou alergias nesta área tão sensível dos olhos. Se você trabalha com a micropigmentação, adquirir equipamentos e tintas adequados e de qualidade também são de extrema importância.
Saiba cobrar pelo serviço prestado
Saber cobrar pelo seu deslocamento até a casa da cliente é algo que muitas profissionais esquecem de fazer. Saber incluir o valor do transporte gasto até o local de atendimento, como gasolina gasta ou meio de transporte, é fundamental.
Isso porque, muitas clientes não querem pagar por esse ‘’gasto’’, no entanto, você precisa cobrar, pois, está se deslocando e indo até à casa da cliente. Uma dica é somar todo valor que será gasto de transporte junto do serviço prestado, e já passar no orçamento.
Trabalhar com serviços estéticos a domicílio traz liberdade financeira e muitas oportunidades de trabalho, porém ações como as que citamos até aqui são essenciais para garantir seu sucesso profissional.
Gostou do artigo? Curte e compartilha!