ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Autores que me fizerem encontrar Deus: 3

13/8/2022 - Ribeirão Preto - SP

Allan Kardec (Hypollit e Leon Denizard Rivail) ( 1804-1869)

        O codificador do espiritismo, o professor Rivail deu importantíssimos passos para o entendimento de Deus. O espiritismo é uma doutrina que resolve uma série de questões, de problemas e de algumas incógnitas sobre religião. Assim porque levanta a ideia de Deus continuar existindo, mesmo com toda a modernidade e o chamado avanço científico e filosófico. Apesar de todos os questionamentos e as novas ideias que foram surgindo com o tempo, Deus continua existindo, continua sendo real. Contrariando a fala de seu contemporâneo Nietzsche, Deus está vivo. O secularismo e o ateísmo não conseguiram fazer com que deixasse de existir ou morresse.

         Espiritismo sim foi um passo importante e uma colocação do século XIX para isso. Num período em que a ciência avançava de formas ainda não vistas, o espiritismo mantinha viva o espírito e a transcendentalidade. Sabia existir além do conhecido e do cientificismo. Era o conhecimento positivista em harmonia e união com a religiosidade, a religião, tendo uma nova forma de entender o mundo e o universo. A frase de abertura do livro dos espíritos, um pouco em sintonia com Santo Agostinho e o primeiro motor imóvel de Aristóteles, me fez entender que é Deus: a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.

          O tripé religião, filosofia e ciência traz para a realidade o que deve ser observado e como. Não sendo necessariamente o teocentrismo medieval, resgata e preserva a sabedoria católica enquanto se mantém atento a pontos científicos que estavam desconhecidos. Juntamente, traz pontos religiosos fundamentais. O mais elevado dos espíritos, Jesus Cristo, é reconhecido e respeitado, pelo homem que foi.

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp