ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Liberdade, igualdade, humanidade

14/8/2022 - Ribeirão Preto - SP

     As três palavras refletem os temas mais caros para nosso tempo, bem como de alguns tempos anteriores. Neles, se refletem coisas que tornam a vida melhor e compõem um ideal que pode ser apreciado, bem como lutado para ser atingido. Nelas, temos algumas fontes boas para pensarmos. Para remeter a sua origem, vem dos farroupilhas, ou farrapos. Era uma versão do lema francês que diz: liberdade, igualdade, fraternidade.

      Com isto, consegue-se trazer um idealismo e uma base para criar a política que esteja sempre tentando refletir estes três aspectos. Muitas vezes, algumas coisas se misturam e ficam imperfeitas, mas a ideia central permanece. No caso farroupilha, apesar dos problemas de vários membros, havia alguns bons que realmente viam uma república em contexto monárquico. Muitas coisas ruins foram feitas, mas as três palavras estavam refletidas. Seria difícil criação de país por falta de estrutura e mesmo motivo, mas se poderia fazer um Brasil livre, igual e humanitário.

     Para além, com eco no lema francês, as ideias são boas por si próprias. Apenas humanidade que realmente encaixa muito melhor que fraternidade. Pois esta é algo que se tem com amigos, familiares, namoros e casais, não com política. A qual deve ser justa e humana, mas isto. Capaz de fazer as coisas certas. Por isso é humana, com tudo aquilo que pode. Se buscar liberdade, igualdade e humanidade deve sempre permear e ajudar nas questões da política, pois pode embasar melhor aquilo a buscar. Ver o lado positivo de franceses e farroupilhas, bem como podem se aplicar na nossa realidade atual e os caminhos que podemos tirar disto. Liberdade, igualdade e humanidade são ideais capazes de construir sociedade.

Compartilhe no Whatsapp