ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Como alisar concreto após seco?

6/9/2022 - Ribeirão Preto - SP

Não há como negar que o piso é um dos elementos vitais de qualquer projeto, haja vista que ele consegue mudar todo o visual de uma determinada estrutura, no entanto, é preciso saber como alisar concreto após seco.

E isso acontece porque, com o tempo, é normal que o piso se desgaste e fique com um aspecto de sujo e com algumas irregularidades.

Por mais que você tenha todo o cuidado em seu dia a dia, limpando sempre que possível e usando os produtos corretos, uma hora ou outra isso acontecerá, já que é um procedimento normal.

Se o local onde está o piso de concreto tiver um fluxo de pessoas muito grande, torna-se ainda mais comum que esse problema ocorra.

Sendo assim, eventualmente acontecerá de você precisar alisar concreto após seco, até mesmo para manter um visual bonito.

E, se antes o piso de concreto estava reservado apenas às indústrias ou comércios, hoje em dia diversas residências se utilizam desse método, uma vez que ele confere um visual diferente, mas muito bonito.

Por isso, se você quer saber mais sobre como alisar concreto após seco, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

O que é o alisamento de concreto?

Antes de tudo, é normal que você se pergunte sobre o que é o alisamento de concreto, haja vista que essa é uma técnica que nem todas as pessoas sabem que se trata.

Em suma, o que podemos dizer é que o acabamento de um piso de concreto seco acaba se tornando uma das etapas mais importantes dentro de uma edificação, seja ela comercial, industrial ou residencial.

E isso acontece porque esse é um fator que visa oferecer um aspecto estético que tenha maior qualidade, com um melhor acabamento.

Sendo assim, acaba por se tornar uma etapa indispensável dentro de qualquer projeto, em especial se quiser manter um visual mais agradável.

Alisar concreto após seco é essencial até mesmo para fazer com que o piso não fique com irregularidades.

Sem esse tipo de serviço, acaba que o acabamento não ficará tão bem executado, o que, além de não agradar visualmente, também altera a qualidade do piso, já que ele fica um pouco irregular.

Portanto, esse é um tratamento fundamental para nivelar com máxima perfeição o piso, além de proporcionar um brilho mais natural.

Como alisar concreto após seco?

Para fazer esse serviço, saiba que apenas um profissional consegue oferecer um resultado que seja de qualidade, uma vez que requer certos equipamentos e produtos específicos.

Além da alisadora de concreto, também é importante ter outros equipamentos à disposição, caso seja necessário.

Mas, em relação ao passo a passo de como alisar concreto após seco, é o seguinte:

  1. Limpe a superfície: antes de tudo, deve-se limpar bem a superfície que, na maior parte das vezes, é feito por meio do hidrojateamento de alta pressão e por lixamento grosso, por politrizes elétricas;

  2. Identificar as irregularidades: com a estrutura limpa, torna-se possível ver todo tipo de irregularidade e impureza, bem como brocas, trincas, corrosão ou infiltração. Ao identificar, basta fazer os reparos necessários;

  3. Estucamento da superfície: em seguida, basta fazer o estucamento, o qual é feito com uma mistura de cimento branco, comum, aditivo acrílico e água. O objetivo é preencher os poros do concreto e criar uma superfície lisa;

  4. Lixamento da superfície: agora sim é só fazer o lixamento do concreto, o qual deve ser feito com uma lixadeira manual fina, a fim de manter uma superfície mais regular;

  5. Pintura e finalização: o último passo se reserva a pintura da superfície, a fim de dar um melhor acabamento e proteger a estrutura.

Como você pôde notar, alisar concreto após seco não é um processo muito complexo, mas que requer um certo entendimento e o uso dos equipamentos corretos.

Sendo assim, não deixe de contratar um profissional capacitado, a fim de que ele possa fazer esse serviço da melhor maneira possível.

Benefícios do polimento de piso de concreto seco

Agora que você já sabe como alisar concreto após seco, é importante também saber quais são os benefícios.

Quanto a isso, saiba que o polimento de piso de concreto seco deve ser feito por meio de máquinas de polimento.

Dentre todas, as mais comuns são a politriz ou a polidora, sendo que seu uso pode variar de acordo com a situação.

No entanto, o objetivo do equipamento é planificar e nivelar os pisos após fazer a secagem do concreto.

Esse serviço é efetuado por discos diamantados. Isso acontece porque eles têm maior dureza em relação ao concreto.

Sendo assim, o polimento acaba oferecendo um resultado seco liso. Além disso, fica mais brilhante e sem qualquer irregularidade na superfície.

Em razão disso, acaba que alisar concreto após seco oferece alguns benefícios, bem como:

Por que contratar uma empresa especializada?

É de grande importância destacar que o polimento de piso de concreto seco precisa ser feito apenas com uma empresa especializada, em especial se você quer garantir todos os benefícios.

E isso acontece porque apenas uma empresa terá todos os equipamentos necessários. Além disso, é ela quem detém mão de obra qualificada e atuará com produtos de excelência.

Mesmo porque, a depender das condições do seu piso, pode acontecer de um determinado produto ser mais adequado.

Fora isso, por uma empresa, o cliente pode contar com a garantia e assistência permanente, por exemplo, o que traz maior segurança.

Como dito, é normal que com o tempo a superfície se torne danificada, em especial se for um local cujo fluxo de pessoas seja alto.

Mas, a depender da demora para buscar uma solução, pode acontecer de o piso ficar muito danificado. Por consequência, o trabalho será maior.

Sendo assim, uma empresa especializada, com mão de obra adequada e com os produtos certos, conseguirá atender essa demanda da melhor forma.

 

 

Compartilhe no Whatsapp