ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

COMO FAÇO PARA TIRAR O CNIS PELA INTERNET?

12/9/2022 - Ribeirão Preto - SP

Se você está pensando em solicitar um benefício do INSS, deve obter sua declaração do CNIS para verificar seus dados previdenciários, também conhecido como Extrato CNIS. 

Este documento reúne todos os dados importantes que o INSS pode analisar, conforme explicado neste guia completo sobre o CNIS. É possível obter seu Extrato CNIS através do seu aparelho móvel e online com este guia passo a passo. 

A declaração CNIS-INSS é um dos documentos mais importantes utilizados por pessoas que desejam solicitar ou já possuem um pedido de benefício previdenciário. 

É utilizado pelos servidores do INSS para verificar se estão em conformidade e consultar outras informações relevantes. 

Portanto, é importante que você verifique se está tudo correto com o CNIS, sem pendências ou dados faltantes. Este guia mostrará como obter este documento no seu celular e na web, continue lendo! 

 

É POSSÍVEL OBTER O EXTRATO CNIS PELA INTERNET?

O serviço é gratuito do INSS e o trabalhador pode extrair o CNIS de três formas: entrando em contato com uma agência; por meio do site ou aplicativo do MEU INSS; ou, na última hipótese, por meio de redes bancárias (opção disponível apenas para pessoas que possuem conta do Banco do Brasil e  Caixa Econômica Federal).

No entanto, como queremos algo prático, vamos abordar como acessar o extrato CNIS pela internet. Abaixo explicaremos como funcionam as opções de consulta do CNIS pela internet…

Estas são informações atualizadas possíveis, porém, como o sistema do INSS é constantemente atualizado e os procedimentos também estão sujeitos a alterações. 

Desse modo, é altamente recomendado que você verifique constantemente as alterações e atualizações no próprio site do governo federal. 

Consultar o CNIS por via online é uma das formas mais práticas para ter acesso ao extrato. Tudo é feito do conforto da sua casa e você não precisa se locomover a nenhuma agência. 

Todo processo é feito site ou aplicativo do MI INSS e você só precisa do número do CPF e da senha gov.br para ter acesso.

 

O QUE É O CNIS?

Este é um documento contendo suas informações de segurança social mais importantes. 

Contém seu histórico profissional, sua remuneração, contribuições como autônomo ou voluntário, benefícios concedidos e muito mais! Em suma, é um resumo de tudo o que o governo sabe sobre seu histórico de trabalho.

O CNIS é usado de muitas maneiras diferentes, principalmente para verificar se todos os dados estão corretos antes da aposentadoria, por exemplo. 

Por exemplo, a declaração do Seguro Social captura automaticamente informações do banco de dados que são alimentados por  outros sistemas, com prováveis ​​erros que não correspondem ao seu currículo. 

Desde modo, é comum conter indicação de pendências sem perder parte do abono e até tempos de contribuição integral. 

É provável que esses erros atrapalhem quando você precisar de algum benefício do INSS, inclusive aposentadoria, e seu direito pode ser negado por pequenos detalhes. 

Sabendo disso, você pode solicitar que o CNIS seja liquidado antes de precisar de qualquer serviço para evitar problemas futuros.

Por outro lado, você também pode usar o extrato CNIS para verificar se  suas contribuições estão sendo pagas corretamente. 

A melhor maneira de verificar seu extrato é através do Meu INSS CNIS, pois você pode obtê-lo online ou pelo aplicativo.

 

COMO ACESSAR O EXTRATO CNIS PELA INTERNET?

Acessar o extrato CNIS é muito simples e você pode obter este extrato por meio do aplicativo ou do site Meu INSS. O aplicativo pode ser instalado tanto em um dispositivo móvel Android quanto em um iOS. Ele também pode ser acessado via computador.

Vale ressaltar que, ao acessar o seu CNIS pela internet, você pode salvar o extrato em formato PDF e imprimir. 

Então, se você ainda não instalou o aplicativo Meu INSS, faça isso agora mesmo. Depois de instalar, abra o aplicativo e selecione a opção “entrar com GOV.br” se você ainda não se cadastrou. 

Ao acessar o painel do aplicativo, digite na caixa de busca a opção (extrato) e selecione o serviço desejado.

Por fim, o próprio aplicativo te dará acesso a todo o extrato, com a opção de baixar o PDF e imprimir.

 

 

Compartilhe no Whatsapp