ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Quais são os tipos de disjuntores?

1/10/2022 - Ribeirão Preto - SP

Você sabe quais são os tipos de disjuntores? Antes de mais nada, há vários tipos de disjuntores elétricos, e cada um possui sua aplicação. Sendo assim,  os disjuntores são dispositivos muito úteis e fundamentais para uma instalação elétrica. 

Então, continue lendo para aprender o que são disjuntores, quais suas características, tipos e quando usar. Confira.

Então, o que é disjuntor?

Primeiramente, o disjuntor é um dispositivo de proteção que todas as instalações precisam ter. Além disso, ele também pode ser definido como um interruptor automático que protege as instalações dos circuitos elétricos.

Ou seja, ele desarma os circuitos assim que identifica correntes de curto-circuito ou então sobrecarga, sendo essencial para evitar acidentes e também incêndios.

Disjuntor e fusível: qual é a diferença?

Em suma, os dois dispositivos são de proteção contra correntes de curto circuito e sobrecarga. Porém, a principal diferença que podemos apontar entre eles é que o fusível é descartável, já o disjuntor não.

Isso significa que basta acionar novamente quando o disjuntor desarma. Por sua vez, quando há sobrecarga no fusível, ele queima e deve ser substituído.

Qual é a função do disjuntor?

Como já mencionamos, o disjuntor é um dispositivo de proteção que possui desarme automático, que protege o circuito somente contra sobrecarga e curto-circuito. Sendo assim, esse dispositivo não protege os equipamentos de surtos de energia e nem evita que pessoas tomem choques elétricos.

De forma geral, o disjuntor é o dispositivo de proteção mais comum nas instalações. Normalmente, são instalados no medidor de energia fornecido pela concessionária e também nos quadros de distribuição, para realizar a proteção dos seus respectivos circuitos.

Quais são os tipos de disjuntores existentes?

Sendo assim, há diversos tipos e modelos de disjuntores. Isso porque cada um varia na configuração segundo sua aplicação. Por exemplo, de acordo com as cargas que serão ligadas a eles e ainda a tensão da operação. 

Ainda que sejam diferentes, eles têm o mesmo princípio de funcionamento e o mesmo objetivo, que é poder proteger os circuitos. Então, o que difere os tipos de disjuntores é a sua curva característica.

Dessa maneira, os disjuntores podem ser monopolar, bipolar ou tripolar.

Disjuntor monopolar

Primeiramente, esse é o disjuntor usado em instalações e circuitos que contam somente com uma única fase. Por exemplo, temos os circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos fase/neutro, podendo ser com fase 127V ou então 220V.

Disjuntor bipolar

Já esse tipo é usado em circuitos ou instalações que possuem duas fases. Ou seja, são circuitos com chuveiro, torneira elétrica ou qualquer equipamento de maior potência.

Disjuntor tripolar

Por fim, esse é o disjuntor recomendado para instalações e circuitos com três fases, ou seja, circuitos com motores elétricos trifásicos.

Disjuntor magnético

Além disso, existem também os disjuntores magnéticos que, assim como os anteriores, possuem a função de proteger os equipamentos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

No entanto, eles contam com uma precisão muito maior.

Disjuntor térmico

Em suma, os disjuntores térmicos interrompem o circuito elétrico assim que detectam uma alteração na temperatura, que seja anormal. Isso significa que esse tipo de disjuntor é muito usado como forma de precaução contra incêndios.

Disjuntores termomagnéticos

Por fim, o disjuntor termomagnético une a proteção térmica e magnética, sendo muito usado para instalações elétricas residenciais e também comerciais. Sendo assim, os benefícios desse disjuntor é que ele pode ser utilizado para manobras de ligar e desligar os circuitos, proteção contra aquecimentos, curtos circuitos e também sobrecargas.

O que é curva de disparo disjuntor termomagnético?

Além dos vários tipos e modelos de disjuntores, eles ainda podem ser divididos em três categorias, que existem por causa da curva característica de cada modelo. 

Dessa maneira, as curvas estabelecem a aplicação e as cargas em que eles vão ser ligados. Ou seja, as curvas de disjuntores são B, C e D. Isso porque, por a corrente ser dada em ampere (A), não há curva característica com letra A, para não causar confusão.

Curva B:

Primeiramente, a curva de ruptura B para um disjuntor estipula, que a sua corrente para que secciona o circuito seja entre 3 a 5 vezes a sua corrente nominal. Um disjuntor de 10A nesta curva vai operar quando a corrente de pico for entre 30A a 50A.

Curva C:

Agora, a curva de ruptura C para um disjuntor estipula, que a sua corrente de ruptura é entre 5 a 10 vezes a corrente nominal. Nesse caso, um disjuntor de 10A nesta curva opera quando a sua corrente atinge de 50A a 100A.

Curva D:

Por fim, a curva de ruptura D para um disjuntor, estipula que a corrente necessária para abrir o circuito seja de 10 a 20 vezes maior que a corrente nominal. Sendo assim, um disjuntor de 10A nesta curva vai operar quando a corrente for de 100A a 200A.

Em suma, esses são os tipos de disjuntores encontrados no mercado. Caso você precise, a Dimensional é uma loja de material elétrico que tem oferecido cada vez mais opções para comprar online.

Então, o que achou dos tipos de disjuntores? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

 

 

Compartilhe no Whatsapp