ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

O que é Lide na Notícia? Descubra agora!

29/10/2022 - Ribeirão Preto - SP

Hoje, ao longo deste nosso incrível conteúdo, nós vamos te explicar o que é Lide na Notícia. Além disso, também te mostraremos como acontece a construção de uma matéria e se qualquer pessoa pode montar uma matéria ou não. 

Contudo, antes da gente começar, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos que também querem saber o que é lide na Notícia.

Sendo assim, vamos ao conteúdo. 

Construção de uma matéria

Como primeiro ponto deste nosso conteúdo, achamos válido que você entenda como funciona a construção de uma matéria.

Pois bem, de uma forma muito prática, podemos entender que uma matéria é construída com base em várias e várias etapas. 

Assim, podemos entender que, por incrível que pareça, a construção de uma matéria começa antes mesmo dela ser escrita. Nesse caso, vemos que uma das primeiras etapas da matéria é a pesquisa. 

De acordo com o Portal Tribuna Minas, se você perguntar a um jornalista o quanto ele passa pesquisando e o quanto ele passa escrevendo uma matéria, você notará que o tempo é dividido de modo quase que igual. No caso, praticamente "meio a meio". 

Com isso, quando começamos a pesquisar sobre a construção de uma matéria, vemos que muitas pessoas acabam perguntando: "ah, mas qualquer pessoa pode criar uma matéria?"

O que é Lide na Notícia? Descubra agora!

Qualquer pessoa pode criar uma notícia?

Bom, em tese, se você tem a capacidade de escrever, você consegue criar uma matéria para o seu site ou portal de notícia. 

Contudo, para conseguir arrumar oportunidades em sites e portais de notícias maiores, vemos que a imensa maioria só aceita quem é formado em jornalismo ou em algum curso semelhante. 

Logo, se você não tem uma formação na área e sonha em trabalhar escrevendo matérias para portais de notícia, não tem como, você vai acabar precisando ter uma formação acadêmica na área para que você seja incluído no mercado de trabalho.

Com base nisso, agora que já falamos sobre a construção de uma matéria e sobre quem pode ou não criar uma, é importante chegarmos ao ponto central deste nosso conteúdo: o que é lide na notícia. 

Mas afinal, o que é lide na notícia?

Se você vem pesquisando por notícias e matérias há um certo tempo, há grandes chances de você já ter ouvido falar algo sobre Lide. Pois bem, esse é um termo relativamente técnico no mundo das notícias, mas que, por incrível que pareça, não é difícil de entender. 

Nesse caso, pegando um termo mais técnico e resumindo ele de forma mais prática, podemos entender que o Lide é nada mais do que a abertura da notícia. Sendo assim, quando você ouvir falar sobre um Lide, tenha em mente que estamos falando da abertura de uma matéria.

Então, quando olhamos uma notícia ou matéria, sempre notamos que elas contam com um Lide.

Assim, a abertura da notícia é o Lide dela. Muito simples de entender, não é mesmo?!

Bom, por hoje ficamos por aqui. 

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado.

 

 

 
Compartilhe no Whatsapp