ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

O que é pirâmide invertida? Descubra agora!

29/10/2022 - Ribeirão Preto - SP

Você sabe o que é pirâmide invertida? Se você ainda não sabe o que é uma pirâmide invertida e está interessado em entender melhor como funciona este tipo de organização, continue lendo este nosso incrível artigo.

Para o Portal Notícias de Timon MA, saber o que é pirâmide invertida é muito importante e além de te explicarmos o que é pirâmide invertida, ainda mostraremos como funciona uma matéria convencional e o que é um clickbait.

Contudo, antes da gente começar, não deixe de compartilhar este nosso artigo nas suas redes sociais e com os seus amigos próximos que não fazem ideia do que é uma pirâmide invertida. 

Agora, vamos lá!

O que é pirâmide invertida

Como funciona uma matéria jornalística convencional?

Antes de te falarmos o que é pirâmide invertida, queremos te explicar melhor como funciona uma matéria jornalística convencional, que costumamos encontrar no dia a dia.

Pois bem, da forma mais clara possível, se você já lê matérias há muito tempo, é bem provável que você saiba que, na grande maioria dos casos, o tema central da matéria só costuma ser visto no final do artigo.

Isso é algo que costuma acontecer pelo fato das matérias querem reter a atenção do leitor.

Nesse caso, quando o conteúdo principal só é visto ao final do artigo, geralmente o leitor acaba lendo a matéria inteira até chegar no fim. Principalmente para portais online, essa retenção do público é importante.

Assim, diferente do que muita gente faz, há certas controvérsias sobre este modelo. Hoje em dia, existem jornalistas começando a fazer diferente o modelo da matéria. 

Dessa forma, antes de falarmos sobre esse modelo diferente, queremos falar sobre o clickbait. 

O que é um clickbait?

Hoje, vemos que muitas pessoas comentam sobre o uso do clickbait na Internet, principalmente em portais de fofoca, vemos que há muito clickbait.

O clickbait é o uso de uma manchete enganosa para atrair cliques do leitor. Além de ser algo totalmente fora de ética, o clickbait ainda pode manchar a imagem de um portal de notícias.

Por isso, se você pensa em usar o clickbait para atrair mais visibilidade às suas notícias, saiba que isso pode prejudicar muito a sua matéria.

Contudo, ainda hoje vemos que as clik baits existem. Infelizmente. 

De certo modo, vemos que o clickbait costuma também estar muito ligada à pirâmide convencional. Lembrando que, quando falamos em pirâmide convencional, estamos nos referindo ao modelo tradicional. O modelo tradicional funciona onde o ponto principal do conteúdo é dito ao final da matéria.

Sendo assim, depois de te explicarmos o que é um clickbait, vamos para o ponto central:

Mas afinal, o que é pirâmide invertida?

Você sabe o que é a famosa pirâmide invertida?

Da forma mais clara possível, essa é uma pirâmide de conteúdo onde o tema principal é dito no começo da matéria. Na prática, isso significa que o tema central da notícia será visto logo no começo. 

Então, vamos imaginar que uma matéria está falando sobre um assassinato que ocorreu em sua cidade. Assim, ao invés de deixar para falar do assassinato no final, eles já comentam logo no início.

Essa é uma prática interessante, afinal, pouca o tempo dos leitores. Ao invés do leitor ter que ler a matéria inteira para no final encontrar o que estava procurando, ele já encontra logo no início.

Além de ser algo prático, vemos que esse tipo de prática acaba agradando muito os leitores. 

Sendo assim, para quem está querendo saber se vale ou não a pena usar este tipo de prática, consideramos que sim. 

Agora, tudo vai depender de como você estruturou a matéria. 

Aqui, o que achamos mais importante é que você faça testes e veja se esse tipo de estrutura de matéria interessa o seu público.

 

 

 
Compartilhe no Whatsapp