ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

O que é linha fina de um texto? Aprenda agora!

29/10/2022 - Ribeirão Preto - SP

Você sabe o que é linha fina de um texto? Caso você já tenha ouvido falar em linha fina, mas ainda não faça a menor ideia do que isso significa e como esse conceito impacta no seu texto, continue lendo.

Para o Portal Notícia em Foco MT a linha fina é muito importante em um texto e pensando nisso,  ao longo deste conteúdo, além de te explicarmos o que é linha fina de um texto, vamos mostrar os principais erros que as pessoas costumam cometer ao desenvolver um texto.

Mas, antes da gente começar, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e com os seus amigos que não sabem o que é a linha fina de um texto.

Sendo assim, vamos lá!

O que é linha fina de um texto? Aprenda agora!

Erros que muitas pessoas cometem ao desenvolver um texto

Como primeiro ponto deste nosso conteúdo, antes de te explicarmos o que é linha fina de um texto, queremos comentar um pouco sobre três principais erros que as pessoas costumam cometer ao desenvolver um texto.

Com isso, vamos conhecer os três:

Conteúdo mal estruturado

Primeiro de tudo, como um erro clássico, vemos que muitas pessoas montam textos mal estruturados. Na prática, um texto mal estruturado é aquele que conta com uma estrutura de tópicos organizada de forma errada. 

Se você escreve há um certo tempo, é bem provável que você já tenha ouvido que todo texto tem um começo, meio e fim. Pois bem, com base nisso, é essencial que antes de escrever o seu texto, você já tenha em mente como deve ser o começo, meio e fim dele.

Quando fazemos essa reflexão antes de escrever, conseguimos montar uma estrutura eficaz e coesa para o nosso texto. Acredite, se você começar a estruturar bem os seus textos, eles melhoraram muito de forma rápida. 

Assuntos Desconexos

Um outro erro cruel e que pode destruir o seu texto é não ter uma linha de raciocínio linear. Hoje em dia, cada vez mais vemos pessoas que não conseguem manter a linha de raciocínio ao longo do texto.

Na prática, isso significa que elas começam falando sobre um assunto, mas terminam falando sobre outro. Para o leitor, isso é terrível, afinal, ele começa lendo um assunto e termina sobre outro.

O pior é que, na maioria das vezes que você perde a linha de raciocínio, você termina o seu texto sem concluir sobre os dois temas - o que deixa o leitor ainda mais perdido.

Mais para frente, quando formos te explicar o que é linha fina de um texto, você entenderá melhor o porquê é tão importante seguir uma ordem de raciocínio ao produzir um conteúdo.

Portanto, antes de começar a produzir um conteúdo, tenha clareza sobre o tema em que você falará. Além disso, periodicamente leia o seu texto para ver se ele não está fugindo do tema, isso é gravíssimo. 

Como deixar seu texto mais legível

Por último, falando melhor sobre como deixar o seu texto mais legível para o leitor, temos algumas recomendações.

A primeira delas é que, se não for verdadeiramente necessário, não use palavras muito complexas. Nós sabemos que, para muitos escritores, isso é um hábito. Contudo, para o leitor, a complexidade do conteúdo pode acabar atrapalhando.

Para o Portal Água Branca em Foco, uma recomendação interessante é que você crie parágrafos curtos. Isso facilita na hora de ler e faz com que o leitor fique mais interessado. Não há nada pior do que ler parágrafos super longos. 

Mas afinal, o que é linha fina de um texto?

Por último, vamos comentar um pouco sobre o que é linha fina de um texto.

Pois bem, de modo prático, essa linha fina é uma linha que fica abaixo do título principal e tem como principal objetivo destacar o que será passado no texto. 

Ela dá uma "orientação" ao que será falado no texto.

 

 

 
Compartilhe no Whatsapp