ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Para que serve a linha fina? Aprenda a melhorar seu texto!

29/10/2022 - Ribeirão Preto - SP

Você sabe para que serve a linha fina? Caso você nunca tenha ouvido falar na linha fina, saiba que este nosso conteúdo foi feito para você.

Para o Jornal Bahia a linha fina é muito importante e pensando nisso, ao longo deste nosso artigo, lhe daremos as principais dicas para criar um bom texto. Junto a isso, te mostraremos para que serve a linha fina e como você deve usá-la no seu conteúdo.

Mas, antes de começar este nosso conteúdo da melhor forma, não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e com os seus amigos próximos que não sabem para que serve a linha fina.

Agora, vamos lá!

Para que serve a linha fina

Como criar um bom texto?

Primeiro de tudo, para que você consiga criar um bom texto, é importante que você tenha em mente que há um processo a ser seguido.

Nesse caso, não há uma dica principal que fará toda a diferença, mas sim pequenas dicas que mudarão tudo.

Pois bem, agora, vamos te mostrar quais são as principais dicas:

Conteúdo Interessante

Como primeiro ponto, para que o seu texto seja bom, é essencial que o conteúdo dele também seja relevante. Se você não tem um conteúdo interessante para criar, dificilmente você conseguirá criar um bom texto.

São raros os casos de pessoas que conseguem pegar um texto com um conteúdo mediano e transformá-lo em uma matéria de sucesso. Sendo assim, a melhor coisa que podemos lhe recomendar é que você tenha um conteúdo interessante para passar no texto.

Boa estrutura de tópicos

Além do conteúdo, ao longo do seu texto, é interessante que você estruture uma boa organização de tópicos. Na prática, quando você monta uma organização de tópicos interessante, você chama a atenção do usuário.

Para o Portal Alerta Social, na concepção deles, há dois fatores que chamam muita atenção do leitor: Título e Organização de Tópicos.

É claro que a complementação do título também é importante, mas isso é algo que te falaremos mais para frente, quando comentarmos sobre para que serve a linha fina. 

Sendo assim, para estruturar um bom texto, organize bem os tópicos dele. 

Linguagem acessível

Como terceira dica, se você puder, tente ao máximo trabalhar uma linguagem acessível para o leitor.

Principalmente em nichos onde há uma certa complexidade, vemos que muitos jornalistas acabam usando um vocabulário mais profundo, o que dificulta um pouco a compreensão. Não há problema algum em usar um vocabulário mais rebuscado, mas, na nossa opinião, isso restringe um pouco os leitores. 

Imagine que o seu texto é super interessante para um leitor, mas na primeira linha ele acabou encontrando uma palavra que não sabe bem o significado. As chances dele permanecer lendo o seu texto caem muito.

Então, quando você tiver a oportunidade, tente criar um conteúdo com palavras simples, que fazem sentido para o público geral. Mas, se isso não for possível, sem problemas. 

Escolha um título atrativo

Como último ponto antes de comentarmos para que serve a linha fina, recomendamos fortemente que você analise bem o título antes de escolhê-lo. 

Falamos isso porque o título tem um papel primordial na hora de fazer com que o usuário se interesse pelo seu texto. Logo, capriche nele!

Boa linha fina

Junto ao título, para aumentar ainda mais as chances do leitor se interessar pelo seu texto e querer ler ele, o que mais recomendamos é que você monte uma boa linha fina. Para quem não sabe para que serve a linha fina, podemos destacar que ela é uma linha que vem abaixo do título, de modo em que ela complementa ele.

No caso, ao ler o título e se interessar, o leitor irá ler a linha final.

Se a linha também o deixar atraído, melhor ainda, pois aí ele tende a ler o texto por completo.

 

 

 
Compartilhe no Whatsapp