ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Principais estratégias para aplicar o Marketing no turismo

31/10/2022 - Ribeirão Preto - SP

O Marketing Turístico é utilizado para a promoção de diversos negócios, visto que o turismo é um segmento importantíssimo para a economia brasileira. Se você tem uma rede de ônibus turísticos, uma agência de viagens ou um hotel turístico e está buscando dicas de como aplicar o marketing aplicado ao turismo, esse conteúdo é para você. Hoje, daremos as principais dicas para te ajudar a ter sucesso no seu negócio.

O que é o Marketing aplicado ao turismo?

Para ter sucesso no Marketing turístico, é necessário entender que os turistas não estão buscando apenas pacotes de viagens. O marketing é uma estratégia de venda de um produto ou serviço, e uma das principais ferramentas para a estratégia de marketing turístico é o marketing digital. Isso porque os turistas buscam muitas informações nos mecanismos de busca, como curiosidades turísticas, horários de ônibus, rotas turísticas, passagens de avião e muito mais, por isso o marketing digital é uma excelente e promissora ferramenta. Além disso, o Marketing aplicado ao turismo preocupa-se com a sua persona, ou seja, o público ideal que a empresa deseja atingir. 

Principais estratégias do Marketing de turismo!

Existem várias estratégias aplicadas ao turismo que fazem com que sua empresa tenha maior sucesso no mercado. Pensando nisso, separamos algumas estratégias principais que podem te ajudar. Confira:

Conheça sua persona

A persona é uma idealização do seu público ideal. Saber quem é seu público, o que ele gosta e o que ele espera da sua empresa, é extremamente importante para que você consiga atrair mais clientes. 

Para criar uma persona você pode utilizar várias fontes como sites institucionais, Google analytics, principais palavras-chave buscadas nos mecanismos de pesquisa, software de gestão, tendências na indústria de viagens, publicações em revistas e sites turísticos, pesquisas de mercado, etc. 

Os principais tipos de persona no mercado turístico são:

Tenha um blog

Ter um blog pode ajudar sua empresa a ganhar maior visibilidade, além de ser bastante útil quando o turista pesquisar pela sua empresa. Todavia, além de ter um blog, você deve postar bons conteúdos frequentemente por lá. Você pode contratar redatores de blog posts especializados em fazer um conteúdo web com qualidade e sabem aplicar as ferramentas necessárias para que seu site tenha um bom ranqueamento nos sites de pesquisa, como o Google, por exemplo. 

Ofereça boas experiências!

Atualmente, todo turista deseja não só ter um hotel e transporte de qualidade, mas também ganhar experiências marcantes para toda a vida. Por isso, sua empresa deve buscar oferecer a melhor qualidade possível. Ofereça guias turísticos, melhore o pacote de viagens da sua empresa, ou seja, busque ser a melhor opção para seu cliente.

Crie aplicativo mobile

Atualmente, os dispositivos móveis são bastante utilizados para fazer pesquisas. Que tal oferecer para o turista ajuda e suporte quando ele estiver buscando informações sobre viagens e hotéis? Criar um aplicativo mobile facilita o contato e a experiência do turista com a sua empresa, além de ser uma forma muito mais acessível de saber mais sobre sua empresa e o que ela oferece, desde valores de viagens até hotéis e parceiros. 

Trabalhe com influenciadores digitais!

Os influenciadores digitais estão ocupando cada vez mais espaço nas redes sociais. Normalmente são pessoas que, de alguma forma, influenciam os seus telespectadores. Assim, investir em influenciadores digitais é uma excelente forma de conquistar novos clientes, isso porque a sua empresa chegará através de uma pessoa “conhecida”, dando maior credibilidade e visibilidade para sua empresa. Por exemplo, é bastante diferente um anúncio que fala das vantagens de um produto ou serviço e um influenciador digital gravando um vídeo ou stories dando um feedback sobre um produto. Com certeza, o influenciador tem um poder de alcance um tanto quanto mais convincente. 

Caso sua empresa não tenha verba, ou esteja começando, você pode buscar fazer parcerias com esses influenciadores ou, procurar por micro influenciadores. Os micro-influenciadores possuem menos seguidores, mas são uma ótima opção para uma empresa que ainda está começando. 

Utilize as redes sociais!

Use e abuse das principais redes sociais. Tanto o Facebook quanto o Instagram possuem inúmeras ferramentas para empresas. Desde anúncios pagos na plataforma, até perfil profissional, páginas e grupos. Se sua empresa ainda não tem um perfil profissional no Instagram, ou uma página no Facebook, você precisa criar. Isso porque as redes sociais são os principais meios de comunicação e são também os lugares onde os turistas buscam saber mais sobre viagens e empresas. Dessa forma, ter um conteúdo rico e constante no feed e nos stories é demasiadamente importante para o engajamento da sua empresa. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp