Autor: Wagner Pontes
Fazer uma instalação elétrica em casa não é tão simples. Embora pareça, saiba que é preciso considerar uma série de instruções e assim garantir que o projeto seja seguro, adequado e muito eficiente.
Não é possível garantir a eficiência de um projeto, se ele não tem um projeto elétrico adequado, feito por profissionais capacitados e com ótimo respaldo. Nunca faça “gambiarras” apenas para economizar. Afinal, o barato sempre pode sair caro.
Seja se você precisa fazer a montagem de painéis TTA, uma instalação simples de tomada ou mesmo uma instalação completa na sua casa, é fundamental contar com ajuda profissional.
Veja algumas etapas importantes.
O projeto elétrico é uma das condições mais importantes para garantir performance e desempenho de uma instalação elétrica. Afinal de contas, sem o projeto elétrico, não se pode ter uma ideia clara de como toda a parte elétrica vai funcionar. É preciso ter uma visão ampla de tudo para assim fazer a instalação correta na sua casa.
Assim sendo, o projeto elétrico é como se fosse uma “planta baixa” de uma casa. Isto é, o projeto elétrico é feito por um eletricista ou engenheiro elétrico, que vai considerar as necessidades do ambiente e assim distribuir a instalação de forma segura.
Os suprimentos e ferramentas também são essenciais para fazer uma instalação elétrica caseira. Isto é, você não pode comprar somente o básico do básico e o mais barato. É preciso comprar ferramentas e suprimentos que sejam adequados para aquele projeto elétrico e assim garantir a segurança do espaço como um todo.
Equipamentos de baixa qualidade como fios, disjuntores e outras peças, podem tornar a instalação elétrica da sua casa insegura.
E por fim, lembre-se sempre dos profissionais adequados. Busque um engenheiro elétrico para desenvolver um projeto elétrico eficiente e seguro. E depois, encontre uma equipe técnica de alto nível para fazer a instalação elétrica da sua casa.