ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Como montar uma equipe de Marketing? Confira agora

24/11/2022 - Ribeirão Preto - SP

Você sabe como montar uma equipe de Marketing? Se você tem uma empresa e está querendo montar uma equipe de marketing, mas ainda não faz ideia de como começar a sua equipe, saiba que este nosso conteúdo foi feito para você.

Mas, antes da gente começar este conteúdo, não esqueça de enviar ele pros seus amigos que também tem empresa e que não sabem como montar uma equipe de marketing.

Sendo assim, para saber mais, vamos lá!

Como montar uma equipe de Marketing

O que é uma equipe de marketing?

Primeiro de tudo, para quem não tem tanta familiaridade com marketing, é interessante explicarmos o que é uma equipe de marketing e como ela funciona.

Para a Revista  Bahia Em Foco, uma equipe de marketing nada mais é que um grupo de profissionais da área de marketing que, em uma empresa, acabam trabalhando juntos para fazer com que a empresa cresça, capte mais clientes e venda mais.

Nesse caso, na equipe de marketing, o objetivo será estruturar e executar campanhas de marketing ligadas ao objetivo principal da empresa.

Mais para frente, iremos lhe mostrar com calma quais são os principais profissionais que você deve ter na sua equipe de marketing.

Mas, de uma forma clara, para você ter uma ideia do tamanho dos profissionais de marketing, podemos considerar que os profissionais da sua equipe majoritariamente devem ser especialistas em Publicidade, Copywriting, SEO, Marketing Digital…

Na prática, as necessidades da sua equipe dependerão bastante das necessidades do seu negócio. Mas, podemos considerar que essas são as principais áreas que os seus colaboradores devem atuar.

Qual a importância de montar uma equipe sólida de marketing?

Para quem ainda não sabe muito bem se vale ou não a pena montar uma equipe sólida de marketing, queremos destacar alguns pontos importantes que podem ser úteis para você.

Nesse caso, de uma forma muito clara, podemos considerar que sim, vale muito a pena montar uma equipe sólida de marketing. Com uma equipe de marketing interna na sua empresa, você consegue dominar os principais quesitos para a sua empresa crescer.

Assim, com a equipe, você consegue ter o seu próprio time que cuidará das redes sociais do seu negócio, que é algo importantíssimo para captação de clientes. Além disso, com uma boa equipe de marketing, você também consegue criar anúncios patrocinados para alavancar o seu negócio.

Com base nisso, podemos considerar que, para uma empresa que quer realmente crescer, o mais importante é ter uma equipe interna de marketing.

Mas, se o seu orçamento não é muito grande e você não está sabendo bem quais profissionais deve ter na equipe, não se preocupe, vamos comentar um pouco sobre as principais pessoas que você pode ter na sua equipe.

Principais pessoas que você tem que ter na equipe

Em uma equipe de marketing, vemos que a quantidade de colaboradores é algo que vai variar de acordo com uma série de questões. Uma delas é relativa ao tamanho da sua empresa.

Se você tem uma empresa grande, que exige realmente um time mais robusto, obviamente a sua equipe de marketing terá mais colaboradores do que o normal.

Mas, se a sua empresa é de pequeno ou médio porte, não precisa se preocupar tanto, cinco ou seis colaboradores já suprirão muito bem a demanda que você tem.

Nesse caso, podemos considerar que, com essa média de cinco ou seis colaboradores, o ideal é que você dividisse em: Social Media, Copywriter, Gestor de Tráfego, Assessor de Imprensa e Gerente.

Os três primeiros profissionais irão cuidar de todo o marketing direto da sua empresa, crescendo as redes sociais dela e convertendo em vendas. 

Já os outros dois, cuidarão mais do Branding e futuro do seu negócio. Sendo assim, com uma equipe desse porte, já dá para começar bem no marketing. 

 

 

 
Compartilhe no Whatsapp