ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Elementos essenciais para criar uma landing page de alta conversão

12/1/2023 - Ribeirão Preto - SP

Criar uma landing page que converte não é muito complicado, mas certamente requer a abordagem correta.

Primeiros passos na criação de uma landing page

O processo de criação de uma landing page é um processo de aprendizado contínuo. No entanto, antes mesmo de começar, você deve formar um objetivo claro para o site em sua mente. Estabelecer um plano com antecedência deve ser o primeiro passo.

A maioria das páginas tem um propósito único e específico. Essa é a única maneira de você ter certeza de qual estratégia escolher para que sua campanha de marketing seja executada sem problemas. Um objetivo simples significa decisões fáceis para os visitantes.

Evite distrações a todo custo: elas podem fazer com que as conversões caiam. A razão para isso é bastante simples: as pessoas têm muitas outras coisas para fazer. Criar uma landing page com um objetivo simples aumenta as chances de os usuários se concentrarem no que você deseja dizer.

A escolha do público-alvo

Depois de definir o objetivo, ainda restam algumas perguntas, e uma delas é "Qual é o seu público-alvo?". O marketing digital tem tudo a ver com enviar a mensagem certa para o público certo. Se o seu público consome produtos naturais ou os principais vapes da Vaporesso, certamente a estratégia será diferente para cada um.

Seus visitantes precisam de valores que combinem com seu perfil. Se você vende soluções de TI para clientes corporativos, precisa criar uma comunicação com seu público de uma forma específica. A mesma coisa funciona para grupos de caridade, instalações médicas e assim por diante. Você precisa identificar seu público-alvo e depois passar a valorizá-lo e criar seu conteúdo.

Proposta de valor 

Antes de ter qualquer receita de suas páginas de destino e campanhas de marketing, há algo que você precisa dar aos seus visitantes. Isso se chama valor e vem em várias formas, não necessariamente como algo dado de graça. Claro, brindes (estudos de caso, guias, ebooks e assim por diante) ainda funcionam, mas as pessoas não perdem a cabeça por eles. O que eles querem é resolver seus problemas.

Limite-se a gabar-se de como o seu produto, serviço ou oferta de emprego muda o mundo ou molda a realidade que nos rodeia. Concentre-se em quais problemas você pode resolver para seus futuros clientes.

Você tem que prometer algo a eles. Se os clientes confiarem a você seus dados pessoais e você falhar com eles, tenha certeza de que eles nunca mais comprarão nada e nunca mais confiarão em você.

Em poucas palavras: prometer valor real e entregar. Só assim o sucesso pode ser alcançado.

Marketing de conteúdo

As conversões não surgem do nada. Se você deseja conseguí-las, precisa convencer os visitantes a realizar a ação desejada. Você pode conseguir isso se comunicando com eles usando o marketing de conteúdo .

Criar conteúdo pode parecer simples, mas criar um bom conteúdo leva tempo e alguma habilidade. Deve ser divertido, específico, persuasivo e correto.

Comece com um título atraente. Um título curto e motivador incentiva a permanecer no site.

Escreva assuntos interessantes e que resolva o problema das pessoas.

Otimização

Cada página de destino que você cria deve ser única e, para conseguir isso, precisa trabalhar um pouco nela. Na maioria das vezes, isso significa muitos testes. 

A otimização da página de destino é muito mais do que apenas testar seus elementos e escolher aqueles que convertem melhor. 

Fotos, vídeos, slides, animações,  todos eles (geralmente) parecem ótimos, mas podem ser um verdadeiro desafio para sua hospedagem. Tente encontrar um equilíbrio entre boas imagens e velocidade de carregamento da página de destino. Ninguém vai esperar mais de 5 segundos para o seu site carregar. Uma página de destino muito pesada fará com que suas conversões não aconteçam.

Lembre-se de que não existe uma página de destino perfeita. Você sempre pode melhorar algo para aumentar a conversão. Esteja preparado para mudanças que podem não trazer os resultados esperados. Mas vale a pena colocar tudo isso em prática!

 

Compartilhe no Whatsapp