ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Graduação e pós-graduação: qual a diferença?

16/1/2023 - Ribeirão Preto - SP

A preparação para o mercado de trabalho pode deixar todo mundo de cabelos em pé, mas para te auxiliar nesse processo exporemos nesse artigo algumas das diferenças e semelhanças fundamentais entre a graduação e pós-graduação. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acesso ao ensino superior no Brasil segue abaixo dos padrões internacionais, mesmo com a criação de programas educacionais do governo. No entanto, quem conclui a graduação tem o sonho de dar um passo a mais na carreira: fazer uma pós-graduação. 

A situação dos cursos de pós-graduação é ainda mais preocupante: menos de 1% da população brasileira concluiu Pós-graduação ou MBA, conforme apontam dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Nesse artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a diferença dessas modalidades.

O que é a graduação?

É uma formação superior obtida em faculdades, centros universitários ou universidades. Ao passar por toda a carga horária do curso e realizar a apresentação do TCC, o estudante estará habilitado para seguir a carreira que escolheu. 

Algumas profissões pedem, além do certificado da própria faculdade, um registro para que os recém-formados possam exercer suas atividades sem nenhum problema. 

Quais são as modalidades de curso superior?

Atualmente, no Brasil, existem 3 modalidade diferente de curso superior: 

O bacharelado é o tipo mais tradicional, que normalmente gira em torno de 5 anos e engloba as áreas do conhecimento mais generalistas, como medicina, direito e engenharia. 

Quanto mais específico for o seu currículo, maiores serão as oportunidades de emprego. Também é possível realizar a pós-graduação em uma área onde você não domine tão bem ou goste da disciplina. 

O que é pós-graduação?

 

Após concluir a faculdade, o aluno ingressa em um curso de pós-graduação para adquirir uma especialidade e tornar o currículo mais interessante. Os cursos se dividem, basicamente, em duas categorias:

Qual a diferença entre a graduação e a pós-graduação?

Os dois cursos estão inseridos no ensino superior e suas diferenças começam na forma como devem ser cursados. Inicialmente, a graduação é a porta de entrada, enquanto a pós-graduação é um dos caminhos para ser o melhor profissional na área que escolheu seguir. 

Nesse caso, a pós-graduação só pode ser realizada por pessoas que já concluíram a graduação, aumentando o conhecimento de quem visa se especializar ainda mais em uma determinada área. 

Qual é o título de quem tem uma pós-graduação?

Com a finalização da graduação, você pode receber o título de bacharel ou licenciado. Já com a pós-graduação você recebe o título de especialista, mestre ou doutor. 

Qual é a diferença de carga horária?

Segundo a normativa do MEC, uma graduação tem carga horária mínima de 2400 horas, enquanto as pós-graduações têm, no mínimo, 360 horas para o título de especialista. 

Após a especialização existem outros títulos que podem ser adquiridos por um estudante buscando o aperfeiçoamento:

Em geral, nos dois casos, os alunos precisam aprender como fazer um TCC para concluir a formação e obter o diploma. No caso do mestrado, o trabalho de final de curso se chama dissertação. Já no doutorado recebe o nome de tese. 

O que eu preciso para começar a estudar?

Os cursos de graduação podem ser realizados por qualquer pessoa com ensino médio completo, enquanto os cursos de pós-graduação só podem ser realizados por profissionais que já terminaram a graduação e têm diploma reconhecido pelo MEC ou um curso tecnólogo na área em questão. 

Em alguns cursos de pós-graduação, pode ser necessário ser formado em um curso específico para poder ingressar no programa. Além disso, é comum as instituições de ensino realizarem processos seletivos, com análise de projeto de pesquisa e entrevista.

O que muda no currículo?

Com o inchaço de profissionais qualificados, uma graduação já não garante um diferencial competitivo tão grande assim. Portanto, quanto maior for o seu grau de instrução, maiores serão as suas chances para lutar por uma vaga. 

Concluindo um curso de pós-graduação, você acaba mostrando o seu diferencial para o mundo e se tornando referência no assunto, que é exatamente o que você precisa buscar para se destacar no mercado e garantir a sua vaga. 

Principalmente em momentos de crise, quando tantas empresas acabam fechando e devolvendo seus profissionais para o mercado de trabalho e mantendo apenas os mais qualificados. 

A remuneração é muito diferente?

Os profissionais pós-graduados ganham até 250% a mais do que os profissionais formados sem nenhuma qualificação. Esses números estão correlacionados com o aumento das indicações de profissionais com o currículo mais forte para cargos de gerência e poder. 

Por fim, para saber quais dos tipos de graduação que se encaixam melhor no que você planejou para sua vida ou carreira, é necessário reconhecer as características do seu perfil. Caso você não tenha interesse em se dedicar às atividades de pesquisa, as melhores opções para se atualizar ou aperfeiçoar são os cursos de especialização e MBA.

 

 

Compartilhe no Whatsapp