ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

7 estratégias de marketing para uma loja de eletrodomésticos

20/1/2023 - Ribeirão Preto - SP

A estratégia de marketing é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Ela fornece direção e clareza sobre as metas e objetivos a serem alcançados, além de definir as ações e as ferramentas necessárias para alcançar esses objetivos.

É ela que ajuda a direcionar o orçamento de marketing para as áreas mais importantes, de modo a maximizar o retorno sobre o investimento. 

Além disso, a estratégia de marketing permite que as empresas monitoram e respondam rapidamente a mudanças no mercado, pois ela ajuda a prever tendências e identificar oportunidades.

Se você tem uma loja de eletrodomésticos, é essencial começar a pensar nas ações que fará para sua empresa este ano e já colocar em prática para alavancar as vendas.

O que é uma estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing é um plano ou conjunto de ações que visam a alcançar objetivos de marketing, como aumentar as vendas, aumentar a consciência da marca, aumentar a satisfação do cliente e aumentar as receitas. 

Uma boa estratégia de marketing deve incluir uma combinação de publicidade, promoção, relações públicas, marketing direto, marketing digital e outras formas de marketing.

Para criar uma estratégia de marketing determine:

1. Objetivos: Qual é o objetivo da estratégia de marketing?

2. Público-alvo: Qual é o público-alvo da estratégia de marketing?

3. Mensagem: Qual é a mensagem central da estratégia de marketing?

4. Canais de comunicação: Quais canais serão usados para comunicar a mensagem?

5. Orçamento: Qual será o orçamento aplicado na estratégia de marketing?

6. Métricas: Quais serão as métricas para medir o desempenho da estratégia de marketing?

7. Prazos: Quais são os prazos para a execução da estratégia de marketing?

Cada um desses pontos irá te ajudar a listar os passos a serem tomados para divulgar sua loja de eletrodomésticos.

Dicas para ter resultados positivos

Escolha o mix de marketing que você vai usar para atingir seu público-alvo, incluindo meios de publicidade, marketing de conteúdo, SEO, mídias sociais, marketing de influenciadores, entre outros.

Conforme o objetivo, será possível definir os serviços mais indicados para promover os produtos e o nome da sua loja.

Antes de começar a criar esses materiais, estabeleça um orçamento para sua estratégia de marketing e decida quais canais de marketing terão prioridade e com quanto recurso devem ser alocados.

Depois disso, estabeleça um plano para monitorar o desempenho de sua estratégia de marketing, para que você possa avaliar se você está alcançando seus objetivos.

Não deixe de acompanhar o que as grandes empresas estão fazendo. Fique de olho em novos processos como é o cashback Brastemp, um programa de reembolso que está conquistando os compradores de produtos para cozinhas.

Aliás, uma dica interessante é acompanhar o que o marketing das grandes empresas do setor estão fazendo para poder encontrar falhas e então criar estratégias que preencham a lacuna que eles deixaram.

O mesmo vale para acompanhar os sucessos e então adaptar para a realidade da sua loja virtual de eletrodomésticos. Se for o caso, faça adaptações das estratégias para a sua loja física.

 

 

Compartilhe no Whatsapp