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Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

4 erros na estratégia de comunicação de marketing de conteúdo

31/1/2023 - Ribeirão Preto - SP

Criamos marketing de conteúdo multicanal para atingir o maior público possível. Por isso é difícil evitar tropeçar, principalmente se não tivermos experiência. Sugerimos quais os erros mais cometidos pelas marcas na implementação da sua própria estratégia de comunicação de marca, e como reforçar as ações de comunicação tendo em conta os objetivos de negócio da empresa.

Ao trabalhar a imagem de nossa própria marca, às vezes é difícil perceber o momento em que cometemos os primeiros erros aparentemente menores. Começa inocentemente, mas, a longo prazo, negligenciar a estratégia de comunicação leva a uma visibilidade reduzida e a um menor reconhecimento na web.

Por outro lado, perceber os elementos-chave que precisam ser melhorados e sua eliminação hábil ampliará nosso grupo de destinatários nas próximas etapas do funil e, assim, será possível conquistar novos clientes.

1. Não utilizar o potencial da reciclagem de conteúdo na estratégia de comunicação

Um dos erros mais comuns que cometemos é não atualizar o conteúdo após publicado. Para muitos de nós, parece lógico que um artigo que apareceu em um blog sobre Comprar Pod Descartável foi bem otimizado para SEO e forneça cada vez mais tráfego mês a mês. 

No entanto, em primeiro lugar, nem sempre é esse o caso. Alguns artigos são constantemente mantidos no nível alcançado uma vez. Em segundo lugar, às vezes algum novo conhecimento aparecerá em um determinado setor e, portanto, algum conteúdo ficará desatualizado na situação atual.

Para ser sempre uma fonte atraente e confiável de informações para o público, as marcas devem monitorar seu setor e seu próprio blog para atualizar o conteúdo antigo de tempos em tempos. Por que vale a pena fazer?

Do ponto de vista da obtenção de novo tráfego orgânico, a reciclagem de conteúdo é a forma mais simples de otimização do blog. Atualizar artigos antigos tem dois benefícios principais:

Não precisamos reescrever todo o texto, reduzindo significativamente o tempo de trabalho.

As listagens otimizadas conseguem novo tráfego mais rapidamente porque já estão indexadas no Google e têm um histórico mais longo do que artigos novos. 

2. Falta de análise da concorrência

A análise da concorrência é uma etapa importante na condução de atividades preliminares para os clientes. Quando preparamos uma estratégia, também gastamos tempo verificando as atividades das marcas concorrentes.

Com isso, a marca ganha um ponto de referência que permitirá avaliar os efeitos das atividades de marketing de conteúdo a longo prazo.

A análise confiável da concorrência tem mais uma vantagem, ou seja, permite conhecer os serviços oferecidos por outras empresas, bem como as atividades de marketing realizadas por elas. Assim, podemos traçar um retrato da situação existente no setor e avaliar as perspectivas de mudanças na comunicação em um determinado horizonte de tempo. Na análise da concorrência, levamos em consideração:

3. Concentrando-se apenas nas atividades na página

Muitas vezes acontece que empresas que implementam marketing de conteúdo em seu blog não fazem atividades fora da página, ou seja, atividades realizadas fora de seu próprio domínio, como a obtenção de backlinks. Dessa forma, eles limitam o potencial tráfego orgânico que chegaria ao seu blog, fortalecendo a autoridade do domínio. As atividades fora da página têm duas vantagens muito importantes:

4. Falta de pesquisa de marketing e desconhecimento do público da marca

Infelizmente, muitas empresas ainda não utilizam o potencial da pesquisa de marketing, com a qual é possível ter resultados muito bons em vários níveis, inclusive no que diz respeito ao conteúdo. As empresas que não realizam pesquisas também não têm conhecimento significativo sobre seus clientes e concorrentes.

Você não precisa executar a pesquisa sozinho para usá-la. Existem várias maneiras de adquirir conhecimento, por exemplo, usando bancos de dados de relatórios prontos criados por instituições externas.

Realizamos pesquisas principalmente para conhecer nossos clientes, determinar suas preferências e, a partir disso, adequar a oferta de produtos ou serviços às necessidades do mercado. Conhecendo bem o nosso público, somos capazes de criar conteúdos que serão precisamente adaptados a eles.

 

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