ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Como trabalhar com mercado financeiro: 7 certificações

17/4/2023 - Ribeirão Preto - SP

Com o passar do tempo, o mercado financeiro começou a atrair inúmeros profissionais em razão da grande estrutura que o ramo obteve nos últimos anos.

Depois do processo de desbancarização, que deu início à concorrência para o aparecimento de corretores, sistemas de investimentos e fintechs, nunca se teve tanta procura em entender de que maneira é possível, hoje em dia, trabalhar com o mercado financeiro.

E a verdade seja dita: existem cada vez mais oportunidades, dando espaço para uma competição mais acirrada para a entrada do segmento, porém com acessibilidade facilitada a materiais de estudo e várias maneiras de obter um passe para o incrível mundo das finanças.

Abaixo, saiba melhor como fazer para atuar no mercado financeiro e o que é necessário fazer para conseguir realizar esse feito.

Como trabalhar com mercado financeiro?

Pode ser que você esteja se perguntando como sair de uma área para atuar no mercado financeiro.

Não se esqueça de que não há uma formação específica para trabalhar no ramo das finanças.

Quem é formado em Economia, Administração, Ciências Contábeis ou Engenharia sem dúvidas é mais familiarizado com as ferramentas e conceitos, mas isso não quer dizer que profissionais formados em outras graduações não consigam investir na carreira.

Seja qual for a sua graduação, o importante é que você se especialize em finanças com o auxílio de cursos, eventos e palestras.

Além disso, quem atua com mercado financeiro deve sempre se manter atualizado.

Por exemplo, a Criteria Partners, especializada em vários tipos de serviços financeiros no Brasil.

Outro aspecto relevante é entender qual o perfil mais buscado pelas empresas do mercado financeiro.

É preciso que o profissional desse segmento saiba lidar com pressão, pois atuará diretamente ou indiretamente com grandes cifras – e que diversas vezes pertencem a outras pessoas. Outras características são:

Algumas das habilidades citadas acima são comportamentais, e elas podem ser desenvolvidas no decorrer do trajeto profissional.

 

Certificações necessárias para atuar com mercado financeiro

O mercado de ações exige certificações que funcionam como uma validação de conhecimento e capacitação para trabalhar no ramo, administrar carteiras e orientações de investimento.

Desta forma, obter as certificações assegura que as portas do mercado de ações sejam abertas para o profissional, proporcionando maior visibilidade para as empresas, que as vêem com grande objetividade, visto que elas são necessárias para algumas funções.

Veja abaixo as certificações necessárias para atuar com mercado financeiro:

1. CPA-10 e CPA-20

Essas certificações são como uma porta de entrada para quem quer atuar com mercado financeiro.

A CPA-10 é direcionada para profissionais que atuam com público em geral, sem uma classificação de renda, e a CPA-20 é voltada para quem atua com clientes com alto poder aquisitivo.

O profissional que conquistou essas certificações não pode recomendar investimentos, somente fornecer informações aos clientes sobre as especificidades.

2. CEA

CEA é a sigla para Certificação de Especialista em Investimentos, esse certificado possibilita que o profissional recomende investimentos, embora tenha o mesmo papel que a CPA-10 e CPA-20 de certificar o conhecimento sobre produtos financeiros.

É recomendada para quem dá uma assessoria para gerentes de contas na seleção de ativos.

3. CFG

O CFG é o certificado fornecido pela ANBIMA para quem está começando na área de gestão de recursos de outras pessoas.

Ela é recomendada para profissionais que trabalham em assets managements.

Esse certificado não é obrigatório para nenhuma função, mas é um pré-requisito para quem deseja obter os certificados CGA e CGE.

4. CGA e CGE

A CGA é obrigatória para quem deseja atuar com gestão de investimentos, já a CGE ensina profissionais a atuarem com a administração de fundos imobiliários, fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDC) e fundos de investimentos em participações (FIPs).

5. Ancord

Essa certificação é exigida para profissionais que desejam atuar como agente autônomo de investimentos (AAI), ele será responsável por fazer a distribuição de produtos financeiros aos clientes das corretoras. Quem atua como AAI não pode recomendar produtos, somente dar informação sobre eles, atuando como intermediário entre o investidor e a corretora.

6. CNPI

CNPI quer dizer Certificado Nacional do Profissional de Investimento e é indicado para quem deseja atuar como analista ou especialista em ações na Bolsa e demais ativos. 

Quem atua no mercado financeiro e tem esse certificado pode desempenhar as seguintes funções:

7. CFA

A certificação de Chartered Financial Analyst (CFA) é reconhecida internacionalmente e é direcionada para quem quer trabalhar como analista financeiro e de investimentos. Sendo aceita em diversos países, o que possibilita fornecer consultorias a bancos e empresas de fora do Brasil.

Quem é responsável por esse teste é a CFA Institute.

 

 

Compartilhe no Whatsapp