ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

O que é DRE na contabilidade

28/4/2023 - Ribeirão Preto - SP

Você sabe o que é DRE na contabilidade? Não? DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício, sendo um documento contábil que aponta se as atividades de uma empresa estão gerando lucro ou prejuízo, levando em consideração certo período de tempo.

A Demonstração do Resultado do Exercício deve ser preparada juntamente com o Balanço Patrimonial, sendo preciso que o relatório seja assinado por um profissional contábil habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Pela lei, é obrigatório que todas as empresas tenham o relatório, exceto o MEI, e deve ser lançado anualmente.

O documento além de ser um cumprimento das exigências fiscais e contábeis, é também fundamental para o êxito de um negócio.

O que é dre na contabilidade?

A DRE é um documento bem completo e detalhado que contém o resumo dos resultados do negócio e, ainda assim, é necessário ter um certo domínio dos conceitos contábeis para entendê-la.

Isso quer dizer que grande parte dos seus clientes não vão entender nada – muito menos valorizar seu trabalho – se receber esse documento sem uma explicação adequada.

Desta forma, é possível se diferenciar nesse ponto: traduzindo os termos e a importância do relatório, mostra que você é um profissional estratégico e está preparado para disponibilizar uma mina de informações valiosas.

Afinal de contas, quando bem feita, a DRE é um tipo de mapa do tesouro, pois mostra uma avaliação do desempenho da empresa e a eficiência dos gestores em conseguir bons resultados.

Além disso, mostra como está a saúde financeira e fornece dados importantes para que o proprietário consiga tomar boas decisões e obter mais ganhos.

E sendo o lucro, o principal objetivo das empresas, a melhor escolha é apresentar detalhadamente o resultado do exercício, falando sobre os principais pontos de atenção com altos gastos e evidenciando os meses de melhor desempenho.

E não acabou por aí. É possível utilizar o DRE para fazer uma análise tributária e avaliar possibilidades de diminuir a carga de impostos e para conseguir dados que podem ser utilizados em outros relatórios contábeis.

É importante salientar que não é apenas as empresas e contadores que usam a DRE para obter informações relevantes.

O governo confere através dela se os impostos foram calculados adequadamente e também verifica se o lucro declarado nela é o mesmo indicado pelos sócios no IRPF.

Além disso, é possível que bancos e analistas financeiros solicitem esse demonstrativo para analisar a rentabilidade da empresa e decidir se irão conceder ou não crédito para o negócio.

Já investidores geralmente fazem uma análise do documento para saber do risco de investir na empresa.

Por que analisar DRE?

Muitas vezes, os proprietários do negócio pensam somente no saldo em caixa, por não compreenderem a verdadeira utilidade desse documento como um aliado na gestão empresarial.

Com esse relatório, é possível observar se a empresa lucrou ou não, quais gastos e custos estão mais elevados, quais foram os períodos que a empresa mais lucrou, entre outros dados fundamentais.

Por esse motivo, apresentar esse relatório para o empreendedor juntamente com o fluxo de caixa pode gerar um entendimento de valor diferenciado para seus serviços de contabilidade.

Afinal de contas, se você, com sua qualificação, fizer uma análise do DRE do seu cliente por um tempo, sem dúvidas, irá encontrar um gasto que pode ser reduzido.

Qual é a diferença entre DRE e fluxo de caixa?

Em suma, tanto o DRE quanto o fluxo de caixa possibilitam que os gestores de um negócio façam o acompanhamento do desempenho financeiro da empresa.

Mas afinal de contas, existe alguma diferença entre os dois documentos? 

De acordo com o Consulta DANFE, a grande diferença entre DRE e o fluxo de caixa é o tipo de indicadores que eles utilizam. A DRE é preparada conforme o regime de competência e o fluxo de caixa conforme o regime de caixa.

O fluxo de caixa possibilita que o empreendedor compreenda em curto prazo o capital em caixa da sua empresa. Isto é, o valor que possui agora.

Já a DRE expande essa perspectiva e disponibiliza uma análise mais ampla da situação financeira do negócio.

Isso porque o documento não apresenta somente entradas e saídas, mas todos os custos e gastos.

 

Compartilhe no Whatsapp