ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Como funciona o Telegram e quais as vantagens de usar na sua estratégia de marketing?

2/5/2023 - Ribeirão Preto - SP

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas que permite aos usuários enviar e receber mensagens, fotos, vídeos e arquivos de forma segura e rápida. Ele foi lançado em 2013 por Pavel Durov, cofundador do VKontakte, a maior rede social da Rússia.

 

O Telegram funciona de maneira semelhante a outros aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Para começar a usar o Telegram, basta baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel ou acessar o site oficial. Depois de criar uma conta, você pode adicionar contatos e começar a enviar mensagens, ou entrar em Grupos Telegram.

 

Quais as características do Telegram?

 

Uma das principais características do Telegram é a sua segurança. Todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, o que significa que apenas o remetente e o destinatário podem ler o conteúdo da mensagem. 

 

Além disso, o Telegram permite que os usuários criem chats secretos, que usam uma criptografia ainda mais forte e não permitem encaminhamentos ou capturas de tela.

 

Outra característica interessante do Telegram é a possibilidade de criar canais. Os canais são como grupos de mensagens, mas permitem que os administradores enviem mensagens para um grande número de pessoas sem que essas pessoas possam responder. 

 

Os canais podem ser usados para divulgar notícias, anúncios ou qualquer outro tipo de conteúdo.

 

O Telegram também oferece uma série de recursos úteis, como a possibilidade de enviar mensagens de voz, compartilhar a localização em tempo real e fazer chamadas de voz ou vídeo. Além disso, o Telegram permite que os usuários enviem arquivos grandes, de até 2 GB, o que é muito útil para compartilhar vídeos ou outros arquivos pesados.

 

Uma das grandes vantagens do Telegram é a sua compatibilidade com diversos dispositivos. Você pode usar o Telegram em seu smartphone, tablet ou computador, e todas as mensagens e conversas são sincronizadas entre os dispositivos.

 

O Telegram também é conhecido por sua comunidade de desenvolvedores, que criam bots e integrações que adicionam ainda mais recursos ao aplicativo. Existem bots para praticamente tudo, desde jogos até notícias e previsão do tempo.

 

Essa rede social tem uma política de privacidade muito forte e se orgulha de não compartilhar dados dos usuários com terceiros. Além disso, o Telegram é uma empresa independente e não tem ligações com grandes empresas de tecnologia, o que significa que não é afetado pelas pressões comerciais que afetam outros aplicativos de mensagens.

 

Como usar o telegram na sua estratégia de marketing

 

Com o avanço tecnológico, o marketing digital tornou-se uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. Dentre as diversas opções disponíveis, uma que tem ganhado cada vez mais espaço é o Telegram.

 

Mas, como utilizá-lo a seu favor?

 

Crie um canal de divulgação

 

O Telegram permite a criação de canais, que são ideais para divulgar novidades, promoções e informações relevantes sobre a empresa. Para criar um canal, basta acessar o aplicativo e clicar no ícone de três linhas no canto superior esquerdo, selecionar a opção "Novo canal" e seguir as instruções.

 

Compartilhe conteúdos relevantes

 

Além de divulgar informações sobre a empresa, é importante compartilhar conteúdos relevantes e interessantes para seus seguidores. Isso pode incluir artigos, vídeos, infográficos, entre outros. Lembre-se de sempre avaliar a qualidade do conteúdo antes de compartilhá-lo.

 

Utilize o Telegram como SAC

 

O Telegram também pode ser utilizado como um canal de atendimento ao cliente. Por meio do aplicativo, é possível responder dúvidas, reclamações e sugestões dos clientes de forma rápida e eficiente. É importante manter um atendimento de qualidade para fidelizar os clientes.

 

Realize sorteios e promoções

 

O Telegram também pode ser utilizado para realizar sorteios e promoções para os seguidores do canal. Isso ajuda a aumentar o engajamento dos clientes e a fidelizá-los à marca.

 

Personalize as mensagens

 

Uma das grandes vantagens desse aplicativo é a possibilidade de personalizar as mensagens enviadas para cada cliente. É possível enviar mensagens individuais ou em grupos específicos, o que permite uma comunicação mais eficiente e personalizada.

 

Faça parcerias

 

O Telegram também pode ser utilizado para fazer parcerias com outras empresas ou influenciadores. Isso ajuda a ampliar o alcance da marca e a conquistar novos clientes.

 

O Telegram é uma ótima opção para empresas que desejam se comunicar com seus clientes de forma eficiente e personalizada. Com as dicas acima, é possível utilizar o aplicativo de forma estratégica e obter bons resultados para o negócio. Lembrando sempre que ter uma mensagem humanizada para cada cliente, responder suas dúvidas e questionamentos é fundamental para o crescimento da empresa e bons feedbacks dos clientes.

 

Compartilhe no Whatsapp