ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Senhor Gentileza

9/7/2023 - Ribeirão Preto - SP

Era uma vez um lugar onde a cortesia era tão rara quanto uma galinha dentuça. As pessoas andavam por aí como se tivessem esquecido completamente as palavras mágicas: "por favor" e "obrigado". Abriam portas na cara dos outros, furavam filas como se fossem pilotos de Fórmula 1 e pisavam nos pés alheios sem nenhuma cerimônia.

Um dia, um senhorzinho chamado Sr. Gentileza chegou à cidade. Com sua cartola, bengala e um sorriso gentil no rosto, ele caminhava pelas ruas, cumprimentando a todos com um educado "bom dia". As pessoas ficavam confusas, não sabiam como responder o gesto de cortesia.

Logo, começaram a surgir rumores de que Sr. Gentileza possuía algum superpoder, que o fazia ser tão educado. Alguns diziam que ele era capaz de ler mentes e sabia quando alguém precisava de ajuda. Outros acreditavam que ele tinha o poder de transformar pessoas mal-educadas em seres civilizados.

O fato é que, à medida que Sr. Gentileza se tornava conhecido, algo começou a mudar na cidade. As pessoas passaram a dizer "com licença" ao passar umas pelas outras, seguravam a porta para o próximo entrar e até ofereciam seus assentos nos ônibus. Quem diria!

A cortesia estava se espalhando como um vírus do bem, e a cidade nunca mais seria a mesma. As pessoas perceberam que ser educado não custava nada e trazia um sorriso para o rosto de todos. O Sr. Gentileza se tornou um herói anônimo, o guardião da cortesia perdida.

E assim, o conto da cidade sem cortesia ganhou um final feliz. Graças à presença do Sr. Gentileza, as pessoas aprenderam a importância de serem gentis umas com as outras.

Quem sabe, talvez esse vírus do bem se espalhe pelo mundo todo, transformando-o em um lugar mais amável e educado. Vou ficar na torcida!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vander Christian é paulista, romancista e cronista. Sua paixão pelos livros começou ainda na adolescência, quando aceitou trabalhar como voluntário na biblioteca da escola em que estudava, desde então, o interesse pelo mundo da escrita só aumentou, passando a soltar sua imaginação e a criar suas histórias. Autor dos romances Karina, Passado & Presente e Duas Vezes Pamela Monteiro, publicados entre 2017 e 2018. Em 2019 lançou seu primeiro livro de crônicas: Gente Mala ou Gente Boa. Com aprovação em 7 concursos literários, assina textos em antologias como Precisamos Falar Sobre (Editorial Hope), Parque das Almas (Em contos Editorial), Plurais (Se Liga Editorial). Aventure-se e Desafia-se (Qualis Editora). 

Compartilhe no Whatsapp