ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

CAIXA surpreende e prepara pagamento de 700 mil parcelas retroativas do Bolsa Família

25/10/2023 - Ribeirão Preto - SP

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou recentemente uma novidade surpreendente para os beneficiários do programa Bolsa Família. Um total de 700 mil parcelas retroativas foram liberadas, representando aproximadamente R$ 278 milhões em valores desbloqueados. Essa medida visa beneficiar as famílias que tiveram os repasses suspensos por motivos como averiguação cadastral ou descumprimento de condicionalidades, mas que posteriormente regularizaram sua situação.

Para verificar se você tem direito à parcela retroativa do Bolsa Família, existem duas opções disponíveis. A primeira é através do aplicativo Caixa Tem, que pode ser baixado tanto para dispositivos Android quanto iOS. A segunda opção é utilizar o aplicativo do próprio programa Bolsa Família, também disponível para ambas as plataformas.

O programa social mais conhecido do país, que atende cerca de 21 milhões de famílias em todo o Brasil, iniciou o pagamento aos beneficiários nesta quarta-feira (18). No entanto, grupos familiares de diferentes cidades do Brasil irão receber um pagamento antecipado no Caixa Tem. Confira quem terá direito na leitura a seguir.

Imagem: @jeanedeoliveirafotografia - Jeane de Oliveira 


As famílias contempladas com as parcelas retroativas do Bolsa Família são aquelas que tiveram os repasses do benefício suspensos por algum motivo, mas que posteriormente regularizaram sua situação. Esses valores retroativos correspondem ao período em que o benefício estava suspenso. É importante ressaltar que não é necessário realizar qualquer ação pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, pois os beneficiários já podem acessar os valores acumulados diretamente por meio da conta poupança social digital mantida na Caixa.


Além das parcelas retroativas, o MDS também divulgou informações sobre o cancelamento do benefício para algumas famílias. Com a integração das informações do Bolsa Família ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), foi constatado que 297,4 mil famílias beneficiárias não atendiam aos requisitos de renda necessários para receber o benefício. Como resultado, essas famílias tiveram seus benefícios cancelados a partir de outubro de 2023.

O CNIS é um sistema que conta com mais de 80 bilhões de registros de renda e vínculos de emprego formal, além de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sendo assim, somente as famílias que atendem aos requisitos de renda estabelecidos pelo programa Bolsa Família devem continuar a receber os repasses.

Em conclusão, o programa Bolsa Família é uma importante iniciativa do governo brasileiro para combater a pobreza e promover a inclusão social. Com a liberação das parcelas retroativas, o MDS busca garantir que as famílias que tiveram seus benefícios suspensos temporariamente possam receber os valores a que têm direito. Por outro lado, o cancelamento dos benefícios para famílias que não atendem aos requisitos de renda visa garantir que o programa alcance aqueles que realmente necessitam.

 
 
Compartilhe no Whatsapp