ColunistasCOLUNISTAS

Vander Christian

Autor: Vander Christian

Janeiro Eterno

28/1/2024 - Ribeirão Preto - SP

Janeiro, esse mês que parece ter sido patrocinado pela lentidão cósmica e pelo calendário, que resolveu tirar férias prolongadas. Quem diria que 31 dias pudessem se transformar em uma eternidade de espera!

A demora dele acabar é algo que desafia até mesmo as leis da física. Se o tempo é relativo, como diria Einstein, parece que o mês resolveu esticar o conceito até os limites do aceitável. E aí estamos nós, reféns de um calendário que insiste em se arrastar como um caracol preguiçoso.

O primeiro dia do ano começou cheio de promessas e otimismo. "2023 ficou para trás, agora é só sucesso", pensamos tolamente. É cedo pra dizer que já estamos cansados?

As festas de final de ano parecem ter acontecido em outra era geológica. A ressaca do Réveillon já passou, os fogos de artifício viraram apenas lembranças distantes, mas Janeiro segue ali, teimando em não acabar.

Os boletos, esses sim, foram rápidos como um flash! Mas o tempo para o salário cair e aliviar as contas do mês? Ah, esse parece ter ido para outra dimensão. E quando finalmente o salário chegar, será como um salva-vidas, lançado em meio a um oceano de contas a pagar.

Enquanto isso, o sol brilha lá fora, as praias chamam por dias de verão e as redes sociais bombardeiam com fotos de férias alheias.

Enfim, o mês de janeiro chega ao seu epílogo. Seu fim é saudado com alívio, risadas nervosas e a promessa de que o próximo ano será diferente. Quem sabe o tempo decida ser um pouco mais generoso conosco nos próximos meses. Até lá, que venha Fevereiro...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vander Christian é paulista, romancista e cronista. Sua paixão pelos livros começou ainda na adolescência, quando aceitou trabalhar como voluntário na biblioteca da escola em que estudava, desde então, o interesse pelo mundo da escrita só aumentou, passando a soltar sua imaginação e a criar suas histórias. Autor dos romances Karina, Passado & Presente e Duas Vezes Pamela Monteiro, publicados entre 2017 e 2018. Em 2019 lançou seu primeiro livro de crônicas: Gente Mala ou Gente Boa. Com aprovação em 7 concursos literários, assina textos em antologias como Precisamos Falar Sobre (Editorial Hope), Parque das Almas (Em contos Editorial), Plurais (Se Liga Editorial). Aventure-se e Desafia-se (Qualis Editora).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça a @assoc4patas e faça sua doação

Pix: 41.913. 503/0001-35

Compartilhe no Whatsapp