ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Como funciona a limpeza de uma piscina? Guia Completo

31/1/2024 - Ribeirão Preto - SP

Hoje, nós vamos lhe falar tudo sobre como limpar uma piscina

 

Como funciona a limpeza de uma piscina é uma questão fundamental para proprietários de piscinas residenciais, administradores de clubes e hotéis, e qualquer pessoa interessada em manter a qualidade e a segurança da água em que nadam. 

 

A limpeza e a manutenção regulares são essenciais para prolongar a vida útil da piscina e garantir um ambiente saudável para os usuários.

Como funciona a limpeza de uma piscina?

Entendendo o Processo de Limpeza da Piscina

 

O processo de manter uma piscina limpa envolve várias etapas e práticas que visam remover sujeiras físicas, químicas e biológicas, bem como manter a água balanceada e segura para o uso.

Remoção de Debris

 

A primeira etapa na limpeza de uma piscina é a remoção de detritos maiores, como folhas, insetos e outros objetos que podem cair na água. Isso geralmente é feito com o uso de uma rede de superfície.

Aspiração e Escovação

 

Após a remoção dos detritos flutuantes, é importante aspirar o fundo da piscina para remover a sujeira que se assentou. 

 

As paredes e o fundo da piscina também devem ser escovados regularmente para evitar o acúmulo de algas e outros microrganismos.

Filtração

 

O sistema de filtragem é um componente crítico na manutenção da limpeza da piscina. A água é bombeada através de um filtro que captura partículas finas. 

 

Existem vários tipos de filtros, incluindo areia, cartucho e terra diatomácea (DE), cada um com suas próprias especificações de manutenção.

Química da Água

 

Manter a química da água balanceada é talvez o aspecto mais técnico da limpeza da piscina. Isso envolve testar e ajustar o pH, a alcalinidade e os níveis de cloro. O pH ideal para uma piscina é entre 7,2 e 7,8. 

 

O cloro é usado para desinfetar a água e deve ser mantido em níveis adequados para ser eficaz sem causar irritações na pele ou nos olhos.

Choque e Algas

 

De tempos em tempos, pode ser necessário "chocar" a piscina, um processo que envolve a adição de uma grande quantidade de cloro ou um produto químico de choque para quebrar as algas e as bactérias. 

 

Isso é especialmente necessário após uso intenso ou chuvas fortes.

Manutenção Regular

 

A manutenção regular é a chave para uma piscina limpa. Isso inclui a verificação dos níveis de cloro e pH, limpeza do filtro e aspiração da piscina. 

 

A frequência dessa manutenção varia dependendo do uso da piscina e das condições climáticas.

Conclusão

 

Como funciona a limpeza de uma piscina é um processo contínuo que requer atenção e cuidado. Compreender as etapas envolvidas e manter uma rotina de manutenção garantirá que a piscina permaneça um lugar de lazer seguro e atraente. 

 

A limpeza adequada da piscina não só proporciona uma experiência de natação agradável, mas também previne problemas de saúde e danos ao equipamento da piscina.

 

 

Compartilhe no Whatsapp