ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

A Governança Corporativa e a Gestão do Ativo Imobilizado

6/2/2024 - Ribeirão Preto - SP

A Governança Corporativa e a Gestão do Ativo Imobilizado

660-01-2024

·        O que é Governança Corporativa?

Governança corporativa é um processo que empresas, de forma geral, estão implantando visando dar um maior controle e transparência às informações da gestão. A governança corporativa vem ganhando espaço no meio empresarial nos últimos anos, isso porque houve uma tendência de implementação e aprimoramento desta metodologia de gestão nos últimos anos.

·        Porque uma empresa deve implementá-la?

A governança corporativa é uma tendência no meio empresarial, apesar da resistência, todas as empresas futuramente terão implementado um processo total ou parcial de governança corporativa. Isso porque para que haja segurança na gestão, na administração como um todo, envolvendo a empresa de ponta a ponta com controles e sistematização de processos dos mais diversos, a governança corporativa não pode ser deixada de lado numa empresa que busca manter se ativa e buscando.

·        Controlando e implementando indicadores

De forma geral, vem se tornando comum empresas definirem capaz, ou seja, indicadores de gestão, dessa forma, por meio dessas ferramentas é comum identificar de forma mais fácil pontos que devem ser melhor trabalhados. Diante disso, uma vez identificado um indicador que reporta números inferiores às metas, é fundamental que gestores definam planos de ação ou estratégias para corrigir e alcançar, com isso, os resultados.

·        A transparência das informações!

Num processo de governança corporativa as informações devem ser objetivas, sendo elas positivas ou negativas. Um diagnóstico, para ser realizado de forma correta, deve ser contemplado de informações verídicas, dessa forma gestores não devem preocupar-se com as informações que serão reportadas. O mais importante, é relatar de forma clara e objetiva, para que todo o processo possa ser planejado e ajustado de forma correta.

·        Informações relevantes devem ter um maior acompanhamento!

Quando se realiza análise de informações empresariais o foco principal deve ser nos números de maior impacto, ou seja, números relevantes. Dessa forma, deve se traçar prioridades nas ações e nos planejamentos, focando resolver o que trará maior lucratividade ou o que reduzirá custos ou despesas.

·        A importância monetária do Ativo Imobilizado

De forma geral, quando falamos em empresas do segmento de comércio e ,principalmente, indústrias, o ativo imobilizado costuma ter valor expressivo, mesmo sofrendo mensalmente a depreciação. Dessa forma, se faz necessário implementar, caso a empresa não tenha ou mesmo atualizá-lo periodicamente, por meio de inventários gerais e bimestralmente por meio de inventários cíclicos.

Uma grande preocupação de gestores, e alguns casos contadores, é com o impacto dos ajustes contábeis após a realização de inventários, principalmente quando as empresas não realizam anualmente inventários do ativo imobilizado.

·        Gestão Patrimonial – o acompanhamento do Ativo Imobilizado

A gestão patrimonial não requer somente a realização de inventários ou mesmo avaliação, é fundamental que, após todo esse processo, a empresa coloque em prática procedimentos para a gestão dos ativos e aos poucos crie a cultura do controle dos bens do ativo imobilizado. Isso deve ser algo cobrado periodicamente para que gestores mantenham a responsabilidade sobre os bens em seu poder.

·        O Inventário Geral do Ativo Imobilizado

A realização do inventário do ativo imobilizado requer todo um planejamento, não basta simplesmente definir equipes e sair etiquetando o ativo imobilizado. É importante que o planejamento seja colocado em prática, para definir quais os objetivos da empresa com o controle do ativo imobilizado. De forma geral, após a realização do planejamento com os objetivos claros é comum a confecção das Placas, a definição das plantas ou unidades onde serão realizados o inventário, a catalogação detalhada de cada um dos ativos. Após esse processo, é importante que seja colocado em prática a conciliação físico contábil e dessa forma, apresentar relatórios com as sobras físicas e contábeis para que possa ser realizado o saneamento visando minimizar os impactos dos ajustes contábeis, na sequência, é muito comum empresas, de forma geral, solicitarem ou realizarem a avaliação do ativo imobilizado. Nesse processo de avaliação é comum definir a vida útil de um bem e essa vida útil se define em vida útil determinada e vida útil remanescente, além do valor justo de mercado e por fim o teste de recuperabilidade dos ativos também conhecido como impairment test.

·        Os impactos e a procrastinação da conciliação Físico x Contábil

Quando se realiza inventário do ativo imobilizado identificando cada um dos ativos é importante que após esse processo a empresa realize a conciliação, onde são cruzadas as informações dos bens levantados fisicamente com os bens registrados em relatórios da contabilidade. Diante disso, após o processo de conciliação é fundamental que a empresa realize os ajustes contábeis, para que os números reportados na contabilidade, no balanço patrimonial, estejam alinhados com os ativos inventariados. Dessa forma, a empresa pode vir a ser auditada sem qualquer problema. É óbvio que nesse momento haverá um impacto no resultado com o ajuste do inventário, após isso basta a empresa administrar o ativo imobilizado.

·        Os benefícios dos inventários rotativos

A realização de inventários rotativos é muito comum ocorrer em estoques e também no ativo imobilizado. Os inventários rotativos têm por objetivo validar se os procedimentos ativos na empresa estão sendo cumpridos conforme determinado. Dessa forma, é comum empresas gerarem relatórios com alguns ativos definidos de forma aleatória e validar sua existência, sua localização e caso as mesmas não sejam possíveis cobrar de forma documental justificativas dos gestores responsáveis pelos mesmos, assim a direção ou a gerência poderá ter informações para tomar decisões de ajustes nos procedimentos ou na conduta de gestores.

·        Procedimentos ajustados às características da empresa

Há no mercado, em buscas no Google ou em outras ferramentas tecnológicas, procedimentos predefinidos para o ativo imobilizado, mas é importante atentar-se que cada empresa tem suas particularidades e essas devem ser ajustadas de acordo com os procedimentos internos de cada empresa. Com isso o ideal é que os procedimentos sejam definidos atendendo essas questões específicas de cada empresa, não basta simplesmente aplicar algo  que não poderá ser colocado em prática por completo.

·        Avaliação do Ativo pelo Valor Justo de Mercado

A avaliação dos ativos pelo valor justo de mercado é obtido por meio da pesquisa de similaridade dos ativos, dessa forma os ativos inventariados são avaliados com seus respectivos valores, respeitando sempre o estado de conservação de cada ativo e esse detalhe é muito importante quando se faz a avaliação do valor justo de mercado. Com isso, o inventário é fundamental para inserir a informação do estado de conservação e esse estado de conservação servirá como base para se aplicar a depreciação técnica, quando o valor justo de mercado for obtido por meio de um ativo novo ou seja pelo custo de reposição do ativo novo.

·        A Vida Útil dos Ativos como ferramenta de Gestão para a precificação de Produtos ou Serviços!

A determinação da vida útil dos ativos é uma ferramenta muito utilizada em empresas que utilizam o ativo imobilizado para a depreciação do mesmo e para a formação de seus custos. Com isso, após a definição da vida útil aplica-se esse fator sobre o valor justo de mercado considerando nesse caso o valor residual societário.

·        A distinção entre Depreciação Fiscal e Societária é um erro que muitos administradores cometem!

Há no mercado uma dualidade de interpretação quando falamos de depreciação, é importante atentar-se que os bens avaliados pelo valor justo de mercado, também chamados de reavaliados, irão gerar uma depreciação societária com base em seu valor apurado e também na vida útil remanescente. Entretanto, é importante estar atento que essa depreciação não pode ser utilizada para fins fiscais ou seja não pode ser utilizada para deduzir como um custo ou despesa na apuração do imposto de renda. Dessa forma, empresas devem ter registrado 2 depreciações: a depreciação fiscal que é obtida por meio de taxas determinadas na instrução normativa da receita federal com base na nota fiscal de aquisição do ativo, e essa sim pode ser deduzida do imposto de renda. Já a depreciação societária deve ser utilizada para a tomada de decisão, como a formação dos custos de produtos e serviços e expurgada na apuração de impostos.

·        A Recuperabilidade de Ativos (Impairment Test) e a obrigação legal

A lei 6.404/76 determina que empresas reportem em seus demonstrativos contábeis, no caso o Balanço Patrimonial, informações precisas com relação ao ativo imobilizado. Essa precisão definida tem por objetivo evitar que o ativo imobilizado seja reportado com valor superior ao valor de mercado do ativo, ao valor recuperável. Diante disso, é fundamental que periodicamente empresas realizem o impairment test, ou também, chamado de teste de recuperabilidade dos ativos. Esse teste tem por objetivo comparar o valor contábil líquido com o valor recuperável. O valor recuperável é obtido por meio de avaliação patrimonial ou seja avaliação do valor justo de mercado ou avaliação do valor em uso.

·        Valor Líquido Contábil como forma-lo?

De forma geral, o valor líquido contábil é formado pelo custo de aquisição de um ativo deduzido da depreciação acumulada. Entretanto, é importante atentar-se que pode ter ocorrido na composição do custo outros gastos que devem ser contemplados nesse bem conforme diz o CPC 27, com isso esses outros custos contemplados ao ativo na sequência deve ser deduzido da depreciação acumulada, e é importante atentar-se que caso a empresa tenha realizado a recuperabilidade dos ativos em exercícios anteriores e tenha ocorrido o ajuste de impairment o mesmo deve ser deduzido para se apurar o valor líquido contábil.

·        Ajustes de Impairment a importância de se realizar anualmente!

A legislação determina que o ajuste de impairment seja apurado anualmente, entretanto, esse prazo pode ser alterado caso ocorram variações relevantes que possam comprometer o valor do ativo, variações como impacto na política cambial, descontinuidade de linhas de produção, efeitos mercadológicos, entre outros. Por isso, é fundamental que empresas realizem anualmente o impairment teste e caso ativos estejam avaliados pelo valor recuperável e o mesmo for inferior ao valor contábil líquido, o ajuste seja realizado e as informações possam ser apresentadas a auditorias e a possíveis fiscalizações caso ocorram.

·        O Controle Patrimonial e a validação das auditorias independentes!

Todo o processo descrito acima, desde a realização de inventários, conciliações e também o processo de avaliação, incluindo o impairment test ou a recuperabilidade dos ativos, é fundamental que esteja devidamente documentado com informações cruzadas entre a base contábil e a base inventariada. Além de contemplar também pesquisas de mercados para comprovar a realização de avaliações referente aos ativos e ao final, a apresentação de laudos de inventário e avaliação contemplando todo o processo realizado e relatando e orientando possíveis ajustes em procedimentos para que os ativos sejam melhor controlados.

·        Somos a AXS Consultoria Empresarial!

A AXS consultoria empresarial divisão de artigos está no mercado de gestão patrimonial há mais de 10 anos realizamos projetos em empresas dos mais diversos portes segmentos e nossos projetos são realizados em todo o território nacional para isso contamos com profissionais altamente qualificados que somados as ferramentas tecnológicas que utilizamos aplicativos conseguimos realizar o melhor inventário e também a avaliação patrimonial em pouco espaço de tempo nossos projetos são sempre validados pelas principais empresas de auditoria isso porque buscamos trabalhar com foco na legislação contábil 6404 e 11638 CPCS cpc01 e CPC27 também utilizamos em nossos projetos normas da ABNT 14 653 e também normas do Ibape.

Entre em contato vamos conversar sobre o projeto patrimonial de sua empresa com um especialista da AXS consultoria empresarial.

Adamantina, Adolfo, Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de Santa Bárbara, Águas de São Pedro, Agudos, Alambari, Alfredo Marcondes, Altair, Altinópolis, Alto Alegre, Alumínio, Álvares Florence, Álvares Machado, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Americana , Américo Brasiliense, Américo de Campos, Amparo, Analândia, Andradina, Angatuba, Anhembi, Anhumas, Aparecida, Aparecida d'Oeste, Apiaí, Araçariguama, Araçatuba , Araçoiaba da Serra, Aramina, Arandu, Arapeí, Araraquara , Araras, Arco-Íris, Arealva, Areias, Areiópolis, Ariranha, Artur Nogueira, Arujá, Aspásia, Assis, Atibaia, Auriflama, Avaí, Avanhandava, Avaré, Bady Bassitt, Balbinos, Bálsamo, Bananal, Barão de Antonina, Barbosa, Bariri, Barra Bonita, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Barretos, Barrinha, Barueri , Bastos, Batatais, Bauru , Bebedouro, Bento de Abreu, Bernardino de Campos, Bertioga, Bilac, Birigui, Biritiba-Mirim, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Bofete, Boituva, Bom Jesus dos Perdões, Bom Sucesso de Itararé, Borá, Boracéia, Borborema, Borebi, Botucatu, Bragança Paulista, Braúna, Brejo Alegre, Brodowski, Brotas, Buri, Buritama, Buritizal, Cabrália Paulista, Cabreúva, Caçapava, Cachoeira Paulista, Caconde, Cafelândia, Caiabu, Caieiras, Caiuá, Cajamar, Cajati, Cajobi, Cajuru, Campina do Monte Alegre, Campinas , Campo Limpo Paulista, Campos do Jordão, Campos Novos Paulista, Cananéia, Canas, Cândido Mota, Cândido Rodrigues, Canitar, Capão Bonito, Capela do Alto, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba , Cardoso, Casa Branca, Cássia dos Coqueiros, Castilho, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Charqueada, Chavantes, Clementina, Colina, Colômbia, Conchal, Conchas, Cordeirópolis, Coroados, Coronel Macedo, Corumbataí, Cosmópolis, Cosmorama, Cotia , Cravinhos, Cristais Paulista, Cruzália, Cruzeiro, Cubatão, Cunha, Descalvado, Diadema , Dirce Reis, Divinolândia, Dobrada, Dois Córregos, Dolcinópolis, Dourado, Dracena, Duartina, Dumont, Echaporã, Eldorado, Elias Fausto, Elisiário, Embaúba, Embu , Embu-Guaçu, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Espírito Santo do Turvo, Estiva Gerbi, Estrela do Norte, Estrela d'Oeste, Euclides da Cunha Paulista, Fartura, Fernando Prestes, Fernandópolis, Fernão, Ferraz de Vasconcelos , Flora Rica, Floreal, Flórida Paulista, Florínia, Franca , Francisco Morato, Franco da Rocha, Gabriel Monteiro, Gália, Garça, Gastão Vidigal, Gavião Peixoto, General Salgado, Getulina, Glicério, Guaiçara, Guaimbê, Guaíra, Guapiaçu, Guapiara, Guará, Guaraçaí, Guaraci, Guarani d'Oeste, Guarantã, Guararapes, Guararema, Guaratinguetá, Guareí, Guariba, Guarujá , Guarulhos , Guatapará, Guzolândia, Herculândia, Holambra, Hortolândia , Iacanga, Iacri, Iaras, Ibaté, Ibirá, Ibirarema, Ibitinga, Ibiúna, Icém, Iepê, Igaraçu do Tietê, Igarapava, Igaratá, Iguape, Ilha Comprida, Ilha Solteira, Ilhabela, Indaiatuba , Indiana, Indiaporã, Inúbia Paulista, Ipaussu, Iperó, Ipeúna, Ipiguá, Iporanga, Ipuã, Iracemápolis, Irapuã, Irapuru, Itaberá, Itaí, Itajobi, Itaju, Itanhaém, Itaóca, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapeva, Itapevi , Itapira, Itapirapuã Paulista, Itápolis, Itaporanga, Itapuí, Itapura, Itaquaquecetuba , Itararé, Itariri, Itatiba, Itatinga, Itirapina, Itirapuã, Itobi, Itu, Itupeva, Ituverava, Jaborandi, Jaboticabal, Jacareí , Jaci, Jacupiranga, Jaguariúna, Jales, Jambeiro, Jandira, Jardinópolis, Jarinu, Jaú, Jeriquara, Joanópolis, João Ramalho, José Bonifácio, Júlio Mesquita, Jumirim, Jundiaí , Junqueirópolis, Juquiá, Juquitiba, Lagoinha, Laranjal Paulista, Lavínia, Lavrinhas, Leme, Lençóis Paulista, Limeira , Lindóia, Lins, Lorena, Lourdes, Louveira, Lucélia, Lucianópolis, Luís Antônio, Luiziânia, Lupércio, Lutécia, Macatuba, Macaubal, Macedônia, Magda, Mairinque, Mairiporã, Manduri, Marabá Paulista, Maracaí, Marapoama, Mariápolis, Marília , Marinópolis, Martinópolis, Matão, Mauá , Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Miguelópolis, Mineiros do Tietê, Mira Estrela, Miracatu, Mirandópolis, Mirante do Paranapanema, Mirassol, Mirassolândia, Mococa, Mogi das Cruzes , Mogi Guaçu, Moji Mirim, Mombuca, Monções, Mongaguá, Monte Alegre do Sul, Monte Alto, Monte Aprazível, Monte Azul Paulista, Monte Castelo, Monte Mor, Monteiro Lobato, Morro Agudo, Morungaba, Motuca, Murutinga do Sul, Nantes, Narandiba, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Campina, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Europa, Nova Granada, Nova Guataporanga, Nova Independência, Nova Luzitânia, Nova Odessa, Novais, Novo Horizonte, Nuporanga, Ocauçu, Óleo, Olímpia, Onda Verde, Oriente, Orindiúva, Orlândia, Osasco , Oscar Bressane, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Ouro Verde, Ouroeste, Pacaembu, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira d'Oeste, Palmital, Panorama, Paraguaçu Paulista, Paraibuna, Paraíso, Paranapanema, Paranapuã, Parapuã, Pardinho, Pariquera-Açu, Parisi, Patrocínio Paulista, Paulicéia, Paulínia, Paulistânia, Paulo de Faria, Pederneiras, Pedra Bela, Pedranópolis, Pedregulho, Pedreira, Pedrinhas Paulista, Pedro de Toledo, Penápolis, Pereira Barreto, Pereiras, Peruíbe, Piacatu, Piedade, Pilar do Sul, Pindamonhangaba, Pindorama, Pinhalzinho, Piquerobi, Piquete, Piracaia, Piracicaba , Piraju, Pirajuí, Pirangi, Pirapora do Bom Jesus, Pirapozinho, Pirassununga, Piratininga, Pitangueiras, Planalto, Platina, Poá, Poloni, Pompéia, Pongaí, Pontal, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Porangaba, Porto Feliz, Porto Ferreira, Potim, Potirendaba, Pracinha, Pradópolis, Praia Grande , Pratânia, Presidente Alves, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente , Presidente Venceslau, Promissão, Quadra, Quatá, Queiroz, Queluz, Quintana, Rafard, Rancharia, Redenção da Serra, Regente Feijó, Reginópolis, Registro, Restinga, Ribeira, Ribeirão Bonito, Ribeirão Branco, Ribeirão Corrente, Ribeirão do Sul, Ribeirão dos Índios, Ribeirão Grande, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto , Rifaina, Rincão, Rinópolis, Rio Claro , Rio das Pedras, Rio Grande da Serra, Riolândia, Riversul, Rosana, Roseira, Rubiácea, Rubinéia, Sabino, Sagres, Sales, Sales Oliveira, Salesópolis, Salmourão, Saltinho, Salto, Salto de Pirapora, Salto Grande, Sandovalina, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Bárbara d'Oeste , Santa Branca, Santa Clara d'Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz da Esperança, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Ernestina, Santa Fé do Sul, Santa Gertrudes, Santa Isabel, Santa Lúcia, Santa Maria da Serra, Santa Mercedes, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rita d'Oeste, Santa Rosa de Viterbo, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, Santana de Parnaíba, Santo Anastácio, Santo André , Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Aracanguá, Santo Antônio do Jardim, Santo Antônio do Pinhal, Santo Expedito, Santópolis do Aguapeí, Santos , São Bento do Sapucaí, São Bernardo do Campo , São Caetano do Sul, São Carlos , São Francisco, São João da Boa Vista, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, São João do Pau d'Alho, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São José do Barreiro, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto , São José dos Campos , São Lourenço da Serra, São Luís do Paraitinga, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Paulo , São Pedro, São Pedro do Turvo, São Roque, São Sebastião, São Sebastião da Grama, São Simão, São Vicente , Sarapuí, Sarutaiá, Sebastianópolis do Sul, Serra Azul, Serra Negra, Serrana, Sertãozinho, Sete Barras, Severínia, Silveiras, Socorro, Sorocaba , Sud Mennucci, Sumaré , Suzanápolis, Suzano , Tabapuã, Tabatinga, Taboão da Serra , Taciba, Taguaí, Taiaçu, Taiúva, Tambaú, Tanabi, Tapiraí, Tapiratiba, Taquaral, Taquaritinga, Taquarituba, Taquarivaí, Tarabai, Tarumã, Tatuí, Taubaté , Tejupá, Teodoro Sampaio, Terra Roxa, Tietê, Timburi, Torre de Pedra, Torrinha, Trabiju, Tremembé, Três Fronteiras, Tuiuti, Tupã, Tupi Paulista, Turiúba, Turmalina, Ubarana, Ubatuba, Ubirajara, Uchoa, União Paulista, Urânia, Uru, Urupês, Valentim Gentil, Valinhos, Valparaíso, Vargem, Vargem Grande do Sul, Vargem Grande Paulista, Várzea Paulista, Vera Cruz, Vinhedo, Viradouro, Vista Alegre do Alto, Vitória Brasil, Votorantim, Votuporanga, Zacarias,

Compartilhe no Whatsapp