ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Automação de Jardins – custo-benefício!

6/2/2024 - Ribeirão Preto - SP

Automação de Jardins – custo-benefício!

15-02-2024

  • Projetos planejados de acordo com o tipo da vegetação.

Todo projeto de irrigação é baseado nas características do local juntamente com o paisagismo e vegetação escolhida, para posteriormente ser escolhido o tipo de irrigação a ser instalado, para grandes locais com gramados, normalmente são utilizados rotores, porém se a grama utilizada for a amendoim, quando a mesma atingir seu tamanho máximo o rotor irá perder sua efetividade por irrigar apenas as folhas e não a terra. Por isso a irrigação irá sempre se basear na vegetação escolhida.

  • Um investimento que se paga em menos de 36 meses.

Além do conforto visual que a irrigação automatizada oferece, ela também traz uma redução na manutenção do jardim, um corte na rega semanal ou diária do jardim, trazendo também um embelezamento e uma padronização da residência, além disso com uma irrigação automatizada feita por especialista, você deixa de desperdiçar água por erros humanos e até da perda de plantas por excesso ou falta de água. Esses pontos determinam que todos os gastos com a mão de obra já são pagos e você ainda valoriza sua residência.

  • Sem a necessidade de se preocupar com mão e obra no dia a dia.

Em períodos de grande seca ou de sol quente se tem a preocupação de como seu jardim vai ficar, nesses momentos há uma necessidade de rega do jardim e gramado, essa é uma preocupação que pessoas que possuem uma irrigação automatizada não possuem, já que no ano inteiro a irrigação segue funcionando 100%.

  • Irrigação condicionada a fatores meteorológicos

Um dos fatores cruciais para um sistema automatizado funcionar são os sensores utilizados. Sensores como de chuva e umidade de solo são eficientes, juntamente com um controle via aplicativo, reduzem o desperdício de água, esses três acessórios reduzem o consumo de água da irrigação em aproximadamente 30%, Sensores de chuva identificam a ocorrência de chuva no momento da irrigação, já o sensor de umidade verifica a quantidade de água no solo, ambos os sensores já reduzem o desperdício de água.   

  • A distribuição de canais de irrigação pode proporcionar um alcance ainda melhor.

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm e elas podem estar enganadas, a distribuição de canais pode sim levar a irrigação para locais mais distantes, mas um sistema bem dimensionado e com vários canais faz com que você não utilize uma bomba tão forte, já que se reduzisse a quantidade de canais você precisaria de uma bomba mais potente. Essa distribuição correta faz com que suas plantas possam receber água de maneira mais eficiente e sem gastos excessivos na escolha de materiais

  • A diferença de projetos realizados com profissionais qualificados.

Um sistema de irrigação se assemelha a construção de uma casa, deve haver uma previa conversa com um paisagista ou um arquiteto, mas a responsabilidade e todos os aspectos técnicos são de um engenheiro, em uma residência um pedreiro pode sim construir uma casa, mas sem um projeto técnico terão futuras manutenções que você não saberá conduzir. Assim como em uma casa você pode encontrar dificuldades em uma piscina com trincas, um telhado com vazamento ou goteiras. Em um sistema mau planejado você pode ter pontos secos no jardim, baixa eficiência de irrigação em arvores e canteiros, poças de água devido a utilização de equipamentos ultrapassados ou errados, por isso deve-se sempre realizar um projeto de irrigação com equipes especializadas.

  • Somos a Jardimtech
  • A JardimTech está no segmento de irrigação automatizada de Jardins para Residências e Empresas, temos em nosso DNA a automação como a forma de utilizarmos a inteligência agregando valores ao meio ambiente e também ao imóvel. Estamos localizados na cidade de Sorocaba – SP, entretanto, nossos projetos podem ser realizados em todo território nacional, sempre baseado em normas técnicas e com projetos desenvolvidos por profissionais com formação em Engenharia, além de cursos em institutos especializados em irrigação. Entre em contato!
  • www.jardimtech.com.br
  • e-mail: contato@jardimtech.com.br
  • (15) 991051487 / (15) 988151487
  • Projetos de Automação de Irrigação de Jardins em Residências, Chácaras e Empresas!
  • Entre em contato, saiba mais!
  • Leonardo Moreira Xavier de Sousa
  • Lucas Moreira Xavier de Sousa
  • Walber Almeida Xavier de Sousa
Compartilhe no Whatsapp