da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Curso tem por objetivo desenvolver habilidades em profissionais que vão se tornar “Samuzeiro” e aptos para iniciar as atividades em seus respectivos municípios
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional de Ribeirão Preto, por meio do Núcleo de Educação e Emergência (NEU) está realizando um Curso de Imersão para os profissionais que atuarão nos 26 municípios integrantes no serviço da Região. Ao todo serão nove turmas que atuarão em datas e agendamentos já definidos até o mês de junho.
O curso tem a finalidade de desenvolver habilidades nos profissionais que vão atuar no setor para que aprendam a ser um “Samuzeiro” (como são chamados), prontos para iniciarem suas atividades em seus respectivos municípios.
Os temas abordados durante o curso são sobre atendimento ao politraumatizado, emergências clínicas, reanimação cardiopulmonar (RCP), emergências obstétricas e partos, ética, legislação, política nacional em urgência, trabalho em equipe, limpeza e manutenção de viaturas, biossegurança, transporte inter-hospitalar, entre outros.
As aulas são em sua maioria práticas com simulação dos casos e apresentação de trabalho pelos alunos do curso. Todos tem a obrigação e estão sendo avaliados individualmente na aula prática.
Cerca de 500 profissionais da região vão participar do curso que tem uma carga horária de 24 horas, divididas em três dias (terça, quarta e sexta-feira), das 8h às 17h. Três cursos já foram realizados dos quais participaram profissionais das cidades de Jardinópolis, Guatapará, Santa Rosa de Viterbo, Santa Rita do Passa Quatro, Luiz Antônio, Cravinhos, Guariba, Santa Cruz da Esperança, Brodowski, Serrana, Cajuru e Monte Alto.