da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Segundo ela, Portugal é porta de entrada da Europa para Ribeirão Preto
Na manhã desta terça-feira, 9 de abril, a Ministra de Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território de Portugal, Assunção Cristas, participou de uma série de eventos na cidade, começando por integrar uma mesa redonda na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), numa iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo com o apoio da Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) e da ACIRP.
Participaram também do evento, Paulo Lopes Lourenço, Cônsul Geral de Portugal, Patrícia Milan, diretora da ABAG-Ribeirão Preto, Carlos Moura, Diretor do Comércio Exterior de Portugal, vários empresários, representantes de entidades de classe e diretores da ACIRP.
O encontro visa revelar alguns projetos de investimentos mais relevantes no setor de agronegócio e gerar oportunidades de negócios entre os dois países. Antes do debate, foi apresentado um vídeo institucional, mostrando todo o potencial de Ribeirão Preto nas mais variadas áreas, como educação, comércio e agronegócio.
Segundo a Ministra, que também esteve no encontro do Lide, uma organização de caráter privado, que reúne empresários em nove países e quatro continentes, ocorrida no Espaço Golfe, a visita a Ribeirão Preto foi muito positiva e indica bons negócios. “Estamos conhecendo a Capital do Agronegócio e poder estreitar essa relação é muito bom. Queremos sensibilizar os empresários brasileiros, especialmente os de Ribeirão, para os domínios e a riqueza de Portugal também nessa área”. Ela ressalta ainda que Portugal passa por um ressurgimento do setor agrícola e agroalimentar nesse momento.
O secretário municipal de Turismo, Tanielson Campos disse que: “a presença de uma ministra de Estado na cidade é muito relevante, já que abre oportunidades de relacionamentos bilaterais, nas áreas de negócios, turismo, agronegócios, entre outros. Uma das ações previstas é divulgar mais Ribeirão Preto lá em Portugal e vice-versa”. Ainda segundo ele, a Ministra deverá vir para a Agrishow, que acontecerá de 29 de abril a 3 de maio.
A prefeita Dárcy Vera destacou, na oportunidade, que o município é referência em saúde, no setor de serviços e conhecida como a Capital do Agronegócio. “A vinda da Ministra abre, certamente, muitas portas para nós e a presença da Lide, que reúne a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, é sinal de bons negócios no futuro. A experiência internacional deste grupo (Lide) nos credencia, nesta parceria com Portugal, uma porta aberta de Ribeirão para a Europa”, acrescentou a prefeita.
A Ministra declarou que o setor de agronegócios da cidade e região atrai Portugal que vive um bom período nesta área. “Sabemos da referência que é essa região. Daí nosso interesse em estar no interior de São Paulo, conhecendo todo esse potencial que vimos por aqui”, emendou a Ministra.
“Certamente essa visita oficial nos trará benefícios e será bom para ambos os países, especialmente Ribeirão Preto e região. O agronegócio é força do crescimento e todos já sabem disso. Estamos abertos para novas parcerias, tanto o Lide, como a prefeitura”,finalizou Maurilio Biagi, empresário e presidente do Lide Agronegócios.