da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Em 12 anos de atuação a ONG mobilizou 3.000 mil voluntários e realizou mais de 111.000 mil atendimentos médicos e odontológicos gratuitos
A 13ª edição do Voluntários do Sertão acontecerá entre os dias 27 de abril a 05 de maio em Anagé/BA |
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Coordenadoria Técnica de Atenção ao Adolescente em Conflito com a Lei, participará da 13ª edição do Voluntários do Sertão. A Coordenadoria foi convidada para ministrar palestras para jovens, educadores, famílias e autoridades sobre o Direito da Infância e Juventude. A edição 2013 será na cidade de Anagé, na Bahia, entre os dias 27 de abril e 05 de maio. Cerca de 250 voluntários estão envolvidos com o objetivo de realizar 20 mil atendimentos.
Implantado em 2000 pelo empresário Doreedson Pereira (Dorinho) o projeto começou distribuindo brinquedos e cestas básicas em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Atualmente o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, e distribui kits de saúde e higiene pessoal.
O objetivo principal é promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social. A ação é anual e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas.
A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realiza uma maratona de atendimento, que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia.
Para ampliar a atuação, em 2008 a Organização Voluntários do Sertão implantou o Programa de Capacitação e Geração de Renda, distribuindo kits de irrigação familiar, sementes de hortaliças, bandejas e substratos, além de capacitar os sertanejos. Cada kit de irrigação beneficia diretamente 30 famílias com produção de alimentos para subsistência, e o excedente é transformado em renda. Através de parcerias com empresários socialmente responsáveis, atualmente o projeto conta com 58 núcleos de Hortas Comunitárias que beneficiam 1.740 famílias em 13 municípios.
Em 12 anos de atuação, a ONG mobilizou 3.000 mil voluntários e realizou mais de 111.000 mil atendimentos médicos e odontológicos gratuitos.