da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Na tarde da última sexta-feira, o coordenador do Procon – Órgão de Defesa do Consumidor Ribeirão Preto, Paulo Garde, recebeu em seu gabinete, os ouvidores do Santander, Renan Ximenes da Fonseca, Alessandra Pereira de Carvalho, e também a superintendente Regional do grupo, Taís Helen Rocha Alves.
O encontro resultou numa definição de dinâmica para agilizar o atendimento aos clientes e correntistas na fila de atendimento, conforme exigência da Lei Municipal, Nº 10.122/04, que estabelece o tempo máximo de permanência nas filas dos bancos, em 15 minutos, nos dias normais, podendo chegar a 30 minutos, no máximo, nos dias que antecedem feriados e dias de vencimentos de tributos e pagamento de salários.
Outra questão tratada foi para a agilização no atendimento a idosos, mulheres grávidas e com crianças de colo, pessoas com deficiência e pessoas obesas, também previstas em Lei. “O nosso objetivo é exigir o cumprimento de lei municipal, que deve ser afixada em local visível para conhecimento dos clientes e correntistas”,afirmou Paulo Garde. “Através do trabalho de fiscalização e conversação com as instituições financeiras, percebemos que elas estão tomando as providências necessárias em cumprimento à lei, bem como fazendo a afixação, em lugar visível, do teor dessa legislação, com destaque para o artigo 5° e o telefone do Procon para que os clientes, que se sentirem prejudicados, possam fazer as reclamações”, disse. “Os bancos, que estão atentos a legislação e seu cumprimento, já são exemplos para os demais, ou seja, sinal que está havendo uma mudança de comportamento e uma atenção séria em cumprimento à lei”, finalizou.
Vale lembrar que, após fiscalizadas, e não adequadas de acordo com a lei, as cerca de 90 instituições financeiras da cidade recebem os autos de notificação, distribuídos pelo Procon, pessoalmente. O descumprimento da lei pode acarretar sanções aos infratores na seguinte ordem: advertência por escrito, multa e suspensão do alvará de licença para funcionamento.
Mais informações no Procon Ribeirão Preto (Órgão de Proteção ao Consumidor), na rua Duque de Caxias, 1.181, fones 3632-0041 ou 0800 3636 73 91.