da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Construção de novas unidades escolares no período 2013/2016, reforma de duas escolas e atendimento em período integral, foram assuntos discutidos durante o encontro entre a prefeita Dárcy Vera e a secretária da Educação Débora Vendramini, no Palácio Rio Branco, na manhã desta segunda-feira, 6 de maio.
O objetivo da administração municipal é construir 13 novas unidades, algumas delas em parceria com Governos do Estado e Federal.
Durante o encontro a prefeita aproveitou para falar sobre atendimento em período integral. “Hoje temos 73% da rede atendida em período integral. Os resultados são positivos, estamos trabalhamos para isso”, explicou a secretária da Educação.
O atendimento em período integral ocorre atualmente em 33 CEIs (Centros de Educação Infantil) e 26 EMEIs (Escolas de Educação Infantil) em período integral, e 20 EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), com atividades pedagógicas, esportivas e culturais no período oposto às aulas, por intermédio do Programa Mais Educação (MEC).
Ribeirão Preto é a 13º cidade do estado de São Paulo em investimento em Educação. A informação foi divulgada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), por meio do anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil.
A rede municipal de ensino de Ribeirão Preto recebeu investimentos de 26,1% do orçamento da cidade em 2011, ou R$248.709.886,67, enquanto o mínimo previsto na Constituição Federal é de 25%.
Além da construção de novos equipamentos educacionais, os investimentos públicos também permitiram a capacitação dos profissionais da Educação, instalação de laboratórios de informática de última geração em todas as escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, distribuição de uniformes escolares adequados ao clima da cidade, material didático e alimentação escolar de alta qualidade, premiada pela ONG Ação Fome Zero no final do ano passado.
O resultado dos investimentos também é sentido na avaliação do nível de aprendizagem dos alunos, conforme apontam as notas alcançadas pelos estudantes da rede municipal no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2011, a média dos alunos dos Anos Iniciais foi 6.1, enquanto em 2009 havia sido 4.7.
Reforma e recuperação da infraestrutura de todas as escolas municipais; fim da Progressão Continuada; criação dos Grupos de Estudos Complementares para oferecer reforço escolar aos alunos com dificuldade de aprendizagem; edição de um novo Estatuto do Magistério e realização de concursos públicos para contratação de educadores de creche e professores complementam a lista de ações empreendidas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto entre 2009 e 2012.
“Estamos no caminho certo e continuaremos a trilhar por ele, buscando, cada vez mais, o aperfeiçoamento de nossos educadores e qualidade de ensino para os alunos”,finalizou a prefeita.