Beneficiários do Programa Bolsa Família têm até 30 de maio para avaliação de saúde

16/5/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Dia 30 de maio termina o prazo para integrantes do Programa Bolsa Família participarem da avaliação de critérios técnicos

 

A nutricionista Maria de Lourdes Maud Marcondes Evangelista Mauad, responsável pelo Setor de Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde, alerta que termina no próximo dia 30 de maio, o prazo para que as pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família, do Governo Federal, procurem as unidades de saúde para fazer a avaliação dos critérios exigidos para manutenção do benefício. “Essa avaliação é feita duas vezes ao ano. Iniciamos em março e concluímos em maio. No segundo semestre faremos novamente”, explicou ela.

Devem procurar as unidades de saúde, as famílias que têm crianças com até 7 anos de idade e mulheres na faixa etária de 14 a 44 anos completos. São avaliados itens como peso, altura, carteira de vacinação e puericultura (acompanhamento médico da criança até um ano de idade). No caso das mulheres, são avaliados se a gestantes estão em acompanhamento de pré-natal. Segundo a nutricionista, o município conta com mais de 10 mil famílias cadastradas no Programa. “Aqueles que não fizerem a avaliação perdem o benefício”, afirmou.

Compromissos com o Bolsa Família – Na Saúde, as exigências incluem o acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e do desenvolvimento das crianças menores de sete anos e pré-natal para gestantes e acompanhamentos de nutrizes.

Na Educação, exige-se a matrícula e frequência escolar mensal mínima de 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e matrícula e frequência escolar mensal mínima de 75% para jovens de 16 e 17 anos.  Já nos programas de Assistência Social, a frequência deve ser de 85% nos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Compartilhe no Whatsapp