da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Lançada nesta quinta-feira, dia 16, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, a 13ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece na região central da cidade de 6 a 16 de junho, terá, nesta edição, uma campanha de valorização do educador. Estão programadas mais de 600 atrações literárias gratuitas, numa ação que prioriza as letras, por meio do estímulo à formação de novos leitores, assim como incentivo aos autores nacionais e locais.
Os 13 anos de atividade literária chega com algumas novidades, como maior espaço para os autores da cidade. Além dos tradicionais: Pedro II, Parque Maurilio Biagi e Estúdios Kaiser de Cinema, o evento migrou para mais quatro locais. Os estandes para venda de livros vão ficar na praça XV de Novembro, no Maurilio Biagi e nos Estúdios Kaiser.
De acordo com Isabel de Farias, presidente da Fundação Feira do Livro, a iniciativa cultural conta com a importante conquista que é o Vale Cultura: alunos de escolas municipais e estaduais recebem todos os anos um cheque para comprar livros de sua preferência. Neste ano, o beneficio se modernizou e cresceu: em vez do cheque, pelo menos 94 mil estudantes receberão um Cartão- Livro, como os de crédito, com senha.
“A cada ano nos preocupamos em melhorar a Feira. Os jovens que não achavam atividades no centro, agora terão dezenas de atividades, nos mais diversos segmentos, no Estúdio kaiser de Cinema. Nossa programação também segue a opção dos frequentadores e, certamente, contempla grandes nomes da literatura brasileira”, disse Isabel ao agradecer o empenho e a parceria da Prefeitura de Ribeirão Preto, da Câmara, e dos deputados estaduais e federais da cidade e região.
Segundo ela, a expectativa da Fundação é que a 13ª Feira Nacional do Livro, mais uma vez, seja um vetor de desenvolvimento de uma sociedade que vê na cultura um bem cada vez mais imprescindível. “A Feira do Livro hoje ganhou proporções nacionais pela qualidade de sua programação e organização. Nossos alunos e professores se prepararam para acompanhar esta que já é uma referência internacional. A formação de leitores e o conhecimento ganham com uma ação desta grandeza”, disse a professora e secretária da Educação, Debora Vendramini.
“Para nós da administração é uma honra que a Feira do Livro aconteça aqui. São mais de 500 mil visitantes e mais de 600 atividades programadas. Estamos certos do sucesso desta edição por conta da boa infraestrutura e dos convidados, que são os maiores expoentes da literatura nacional e internacional”, salientou o vice-prefeito Marinho Sampaio.
Ele salientou também o incentivo que o Governo Municipal dá na montagem para a infraestrutura da feira, assim como o estabelecimento do Cartão-Livrinho de R$20,00, que beneficia 20 mil alunos da rede. “As escolas estudaram a programação da feira e, portanto, os estudantes farão grande aproveitamento das realizações, o que para nós é muito bom”, finaliza Sampaio.
“A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto se consagrou como um espaço de ideias, que envolve vários setores da arte, do pensamento e do mundo das letras. E não é mais da cidade e sim do Brasil, graças a competência da Fundação e seus importantes parceiros, como a administração municipal”, emendou Alessandro Maraca, secretário da Cultura.
“Os vereadores fazem questão de envolver-se com as ações da feira. A qualidade dos escritores e das demais atividades resultam em cultura e conhecimento. Ela é um orgulho para todos os envolvidos neste processo”, finaliza André Luiz da Silva, que representou a Câmara Municipal na solenidade de lançamento da Feira.