da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Uma reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, para discutir a adesão do município no Programa Estadual de Enfrentamento ao Crack, que inclui o Cartão Recomeço, benefício destinado à recuperação voluntária de dependentes químicos.
Participaram da reunião os secretários da Saúde, Stênio Miranda; da Assistência Social, Maria Sodré, além de representantes da Casa Civil, do Comad – Conselho Municipal para Álcool e Drogas e Comppid – Conselho Municipal de Promoção e Integração Pessoa com Deficiência.
“Nesta primeira reunião estamos discutindo o papel e as responsabilidades do município ao aderir ao programa. Vamos encaminhar o termo de compromisso ao prefeito em exercício, Marinho Sampaio, para apreciação”, explicou o secretário da Saúde, Stênio Miranda.
São 11 cidades que podem participar do programa desta primeira etapa, entre elas Ribeirão Preto. O benefício será para os dependentes que procurarem recuperação voluntariamente. O paciente receberá um cartão com os seus dados, o Cartão Recomeço, que servirá para controlar a sua presença ao longo do tratamento. O pagamento será realizado diretamente às entidades de recuperação especializadas.
O valor disponibilizado para a recuperação do usuário será de R$ 1.350,00 por mês. A duração do benefício é de até 180 dias (seis meses), considerado por especialistas o tempo adequado para a recuperação do dependente.
O coordenador do Programa de Saúde Mental de Ribeirão Preto, Alexandre Firmo de Souza Cruz, considera a participação da cidade no programa muito positiva. “Agora temos que saber quantas vagas estão disponíveis para esta região e identificar as comunidades e entidades terapêuticas que têm condições de atender às exigências do programa”.