da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, faz reparos nos paralelepípedos da avenida Nove de Julho. Nesta quinta-feira, os reparos foram realizados no cruzamento da Avenida Nove de Julho com a rua Marechal Deodoro. “O trabalho é cuidadoso, demorado e artesanal, pois é uma avenida tombada. Temos que realizar as manutenções mantendo as características originais”, comenta o secretário interino da Infraestrutura, Yussef Miguel Iun.
O trabalho de recomposição de paralelepípedos consiste na retirada das partes danificadas, em seguida é refeito o colchão de área, depois novas pedras são assentadas e rejuntadas, efetuando o travamento dos paralelepípedos manualmente. “Por ser uma via com muitos bancos e com tráfego intenso de veículos, procuramos realizar a recomposição em períodos de pouco movimento”, explica a chefe de divisão e manutenção de próprios públicos, Rosangêla Duzzi Augusto.
A via, que possui 2 km de extensão, já foi residencial, hoje é um corredor comercial, que reúne bancos, seguradoras, consórcios, bares, restaurantes, lanchonetes e outros. Porém, mesmo com a transformação que sofreu nos últimos 40 anos, a avenida Nove de Julho manteve suas características que lembram a década de 50, especialmente os paralelepípedos da rua e o calçamento dos canteiros centrais, com pedras portuguesas.