Alunos da rede municipal e estadual terão Cartão-Livro para usarem na 13ª Feira Nacional do Livro

27/5/2013 - Ribeirão Preto - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Na manhã desta sexta-feira, dia 24, nos estúdios Kaiser de Cinema, ocorreu a cerimônia de entrega do Cartão-Livro para os alunos da rede estadual de ensino e às 15h foi feita a entrega do Cartão-Livrinho para a rede municipal de ensino.

O sistema de cartão irá substituir o Cheque-Livrinho que foi usado nos anos anteriores na Feira do Livro. Cada estudante receberá um cartão personalizado com seu nome e uma senha exclusiva. O objetivo é desenvolver nas crianças, além de noções de finanças, a responsabilidade de guardar dados e objetos importantes.

Ao todo serão distribuídos 21,5 mil Cartões-Livrinhos aos alunos da rede municipal, no valor unitário de R$ 20. Os cartões são bancados pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Câmara Municipal. Na rede estadual, serão beneficiados  76.009 alunos com um cartão no valor de R$ 18, graças a uma parceria da Fundação Feira do Livro de Ribeirão com a Secretaria Estadual de Educação e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega do Cartão-Livrinho, a secretária municipal da Educação, Débora Vendramini, representando a Prefeitura; a presidente da Fundação Feira do Livro, Isabel Faria; o vice-presidente da Fundação, Edgar de Castro, a patronesse da Feira, Elmara Lúcia Bonini de Oliveira; o autor local homenageado, Nelson Jacinto, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede municipal e estadual, entre outros.

Feira do Livro de Ribeirão Preto - A partir do dia 6 de junho, durante 10 dias, Ribeirão Preto será o ‘centro da cultura’, ao realizar a 13ª Feira Nacional do Livro da cidade, com o tema “Livro nos faz Livres”. Consolidada e reconhecida nacionalmente, a cada edição, a Feira se aprimora e recebe grandes nomes da literatura, do jornalismo, e da música brasileira, com abertura franqueada ao público.

Para a secretária municipal da Educação, toda a magia e movimentação da Feira do Livro, durante os dez dias,“proporciona um momento histórico para a educação e a cultura da cidade e do país, além da convivência rica em conhecimentos e cidadania. Essa feira é uma grandiosa ‘aula’ a céu aberto e essa, certamente, será mais uma edição de muito sucesso”, disse Débora.

A coordenadora pedagógica da Emef Prof.Dr. Paulo Monte Serrat Filho, localizada no bairro Cândido Portinari, Gislene Martins, comenta que a Feira do Livro é um ganho imenso para a cidade, sobretudo, para as crianças e adolescentes que vão conhecê-la. “É uma oportunidade única para muitos deles e com o cartão-livrinho e o transporte, possibilita colocar a criança e o adolescente completamente de frente com a cultura, despertando-os para a importância dos livros, da leitura e de se adquirir mais cultura. A maioria fica encantada com toda a imensidão e as atividades da Feira”.

Compartilhe no Whatsapp