da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O Creas Pop – Centro de Referência Especializado em Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua, com capacidade para receber 50 pessoas/dia funciona das 8h às 18h, na Rua Pernambuco, N. 1055 Casa 02, e oferece, além de refeições (café da manhã, almoço e lanche), assistência jurídica gratuita, psicológica e social, aulas do EJA ( Educação para Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Aulas de Artesanato realizados, por técnicos do Centro de Qualificação Social e Profissional do Municipio.
O espaço ainda conta com a especialidade de três assistentes sociais, uma psicóloga, auxiliar de enfermagem, cozinheira, coordenadores e educadores para a realização do trabalho, oferecido, junto as pessoas em situação de rua.
Além do acolhimento, o Centro oferece atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades, visando o fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares, que oportunizem a construção de novos projetos de vida para seus usuários.
Encaminhamento para expedição de documentos, encaminhamento para os serviços de saúde, e alguns trabalhos oriundos de estágios na área de Terapia Ocupacional da Usp também são aplicados no local.
Integração de serviços
Em uma integração com a Cetrem – Central de Triagem e Encaminhamento ao Migrante, Itinerante e Morador de rua, os dois serviços trabalham em conjunto, para desta forma, recolherem as pessoas em situação de rua, proporcionando acolhimento, abrigo, buscando restabelecer vinculos e oportunizar o retorno de volta, de quem é de fora, para suas cidades de origem.
“É um trabalho continuo esse, a Cetrem coloca efetivamente o trabalho de ronda na ruas, pois Ribeirão Preto é uma cidade atrativa, e diariamente recebemos pessoas de fora. Temos também o problema da cultura de rua, dos vícios, e os nossos serviços Cetrem e Creas POP tem trabalhado juntos incansavelmente para o acolhimento e atendimento dessas pessoas” , afirmou a Secretária de Assistencia Social Maria Sodré.
A Secretaria de Assistencia Social pede para que a população não dê esmolas nos faróis da cidade. “Pedimos para que nos avisem sobre essas pessoas para fazermos a abordagem. A esmola sustenta o vício de quem está nas ruas e não ajuda diante do trabalho que precisamos fazer", salienta Sodré. "Nâo é um trabalho fácil, principalmente por consequencia da dependencia quimica, mas temos que persistir nele”, lembrou Sodré.
O telefone da Cetrem para informar sobre pessoas em Situação de Rua para acolhimento e atendimento é – 0800 771 5524